fbpx
como ter ideias criativas

6 ferramentas para promover a geração de ideias online

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Muitas pessoas pensam que a criatividade é um dom concedido apenas aos grandes artistas, como Van Gogh, Leonardo Da Vinci ou, quem sabe, Clarice Lispector.

Mas a verdade é que a criatividade não é um dom, mas sim uma habilidade. E é uma habilidade que qualquer pessoa, seja pintor, escritor, contador, pai que fica em casa, CEO, designer ou qualquer outra pessoa, pode melhorar com o tempo com o tipo certo de prática.

Mas como é essa prática? Como, exatamente, você pode ser mais criativo?

Felizmente, não existe uma maneira única de praticar a criatividade.

Pense nisso como correr: o objetivo final é ser um corredor melhor, mas existem muitas maneiras de chegar lá.

Você pode praticar o treinamento para uma corrida se quiser ser um corredor mais competitivo; pratique o ritmo para ser um corredor mais rápido; ou apenas amarre os sapatos e vá quando precisar de um aumento de endorfina pós-corrida.

Práticas diferentes, mas em cada caso você acaba sendo um corredor melhor.

É a mesma coisa com a criatividade. Existem toneladas de abordagens diferentes que você pode adotar, dependendo do resultado desejado – e cada abordagem proporcionará um tipo diferente de impulso criativo.

Então, com o que, exatamente, algumas dessas práticas se parecem? Quais são algumas coisas tangíveis que você pode fazer para ser mais criativo?

Neste artigo, eu listei algumas maneiras de estimular a criatividade na sua rotina e 7 ferramentas que vão ajudar você a gerar mais ideias inovadoras. Boa leitura!

Como estimular a criatividade na sua rotina e ter novas ideias no trabalho

#01: Coloque um momento na agenda para praticar a criatividade

Criatividade também exige um pouco de prática.

Por isso, nada melhor do que reservar um momento para ser mais criativo, assim como você faria com qualquer outro compromisso importante.

E quando digo “abrir espaço”, estou sendo literal. Bloqueie um período específico de tempo e coloque-o em sua agenda.

Então, quando chegar o tempo programado, foque em trabalhar em um projeto criativo, que pode ser ter ideias para um livro, dedicar algumas horas a um novo design ou até mesmo algo tão simples como colorir ou escrever um diário.

O que você vai fazer não importa, contanto que seja criativo.

Tornar a criatividade uma prioridade e colocá-la em seu calendário ativará a rede de atenção executiva em seu cérebro e ajudá-lo a focar sua atenção em seus projetos criativos – que é o primeiro passo para se tornar uma pessoa mais criativa.

#02: Permita-se ficar um pouco entediado

A maioria das pessoas acorda todas as manhãs e se veste de “ocupado”, como se isso fosse um distintivo de honra e pompa, deixando cada segundo do dia ocupado com as mais diversas tarefas.

No entanto, quando você está constantemente ocupado, você não deixa espaço para sua mente vagar.

Se você quer ser mais criativo, precisa se entediar!

Quando você está entediado, você sonha acordado, o que ativa a rede de imaginação do seu cérebro.

Além disso, estudos mostram que o ócio criativo e todos os devaneios que você faz quando está entediado – estimulam o pensamento criativo e podem levar a uma série de ideias novas e criativas (e maneiras novas e criativas de pensar).

Então, ficou sem ideias? Pause durante 20 minutos para não fazer absolutamente nada e ficar entediado.

#03: Tente trabalhar no seu projeto em um momento diferente

Se você está preso em um projeto, precisa ter novas ideias e começar a olhar para o projeto de uma maneira diferente, uma das melhores soluções é trabalhar nesse projeto em um momento diferente.

Por exemplo:

Você pode mudar os seus horários para ativar a criatividade do seu cérebro. 

Acredite, mudar as coisas e trabalhar em um momento inesperado pode ajudá-lo a pensar de forma diferente.

Isso pode ativar uma rede do seu cérebro, que tornará mais fácil fazer conexões novas e inesperadas entre seus bancos de conhecimento e o ambiente.

Na verdade, um estudo recente descobriu que é mais provável que você tenha muito mais insights quando está menos alerta.

Então, se você é uma pessoa matinal, você pode tentar ser mais criativo na resolução de problemas à noite.

Provavelmente, isso ocorre porque o pensamento criativo requer diferentes áreas do cérebro. Então, embora você definitivamente queira resolver problemas analíticos quando estiver no seu nível máximo de atenção e foco, problemas mais criativos podem realmente se beneficiar de uma mente mais relaxada.

Resumindo, essa simples mudança de programação pode ajudá-lo a pensar de forma diferente, o que pode levar apenas à solução criativa de que você precisa para lidar com o projeto.

#04: Saia do seu lugar

Às vezes, uma mudança de cenário é tudo o que você precisa para pensar de forma diferente sobre um problema. E qual a melhor mudança de cenário para fomentar o pensamento criativo? Saindo do seu lugar.

Se puder, caminhar ao ar livre é uma das melhores coisas que você pode fazer para aumentar sua criatividade e encorajar novas maneiras de pensar.

Foi demonstrado que essa atividade aumenta a produção criativa em até 60%, provavelmente porque passar um tempo fora de casa pode ativar todas as três redes de criatividade do cérebro.

Se não puder, teste mudar de local de trabalho. Ir para uma outra sala do escritório ou, quem sabe, trabalhar da sala de casa. No quarto. Na cozinha. Experimente.

Pontos de bônus de criatividade: se você quiser turbinar os benefícios da criatividade, coloque alguns fones de ouvido e ouça “música alegre”, que pesquisas mostram que facilita o pensamento divergente e fornece um impulso potente para a criatividade.

#05: Experimente algo fora da sua zona de conforto

Se você já está envolvido em atividades criativas, mas deseja desenvolver seus músculos da criatividade, saia da sua zona de conforto e experimente algo completamente novo.

Se você é um designer, por exemplo, tente escrever um poema. Se você é um escritor, tente praticar um novo instrumento.

A questão é que existem muitas maneiras diferentes de ser criativo e quando você tenta algo novo, isso pode ajudar seu cérebro a criar novas conexões e inspirar um novo tipo de criatividade.

Então, esse novo tipo de criatividade pode ajudá-lo a ser mais criativo em outras áreas de sua vida, isso significa que escrever um poema pode ajudar a inspirar novas ideias em seus projetos, ou tocar um instrumento pode ajudá-lo a se tornar um escritor melhor.

A alternância de tarefas demonstrou aumentar a criatividade e quando você alterna entre tarefas bastante criativas, é um benefício ainda maior.

6 ferramentas para promover a geração de ideias online

Matriz CSD

A Matriz CSD — Certezas, Suposições e Dúvidas — é uma ferramenta de desenvolvimento de projetos que funciona a partir de algumas questões importantes para o desenvolvimento de ideias:

  1. O que nós já sabemos a respeito?
  2. Quais são as nossas hipóteses? (ou o que supomos saber?)
  3. Quais perguntas poderiam ser feitas?

A matriz é, geralmente, utilizada em grupo e permite encontrar respostas sobre o futuro do projeto, de uma forma mais visual.

A Matriz CSD consiste em criar três colunas no papel, numa lousa, parede, com post its ou mesmo em ferramentas online, como o Trello e o Miro.

Na primeira coluna, os integrantes do time colocam as Certezas (o que já é conhecido), na segunda coluna colocam as Suposições (hipóteses levantadas) e na terceira coluna colocam as Dúvidas (o que precisa ser investigado).

Onde você pode criar uma Matriz CSD online:

  • Miro;
  • Mind Meister;
  • Trello.

[formulário do template]

Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem para pensar criticamente sobre algo, utilizando diversas ações e ferramentas para estimular a criatividade e a geração de ideias.

Esse método permite inovar, solucionar problemas complexos com foco no consumidor, desenvolver e lançar novos produtos, organizar informações e tomar decisões estratégicas mais assertivas.

O Design Thinking se sustenta em três pilares: empatia, colaboração e experimentação.

  • Empatia: diz respeito a colocar-se no lugar do outro. Assim é possível entender seu modo de pensar: suas dores, necessidades e  preferências;
  • Colaboração: trabalhar em equipe, pensando de modo coletivo e trazendo diferentes repertórios para o projeto;
  • Experimentação: ter boas ideias não basta. É preciso testar, verificar e experimentar de novo até acertar.

Mapas mentais

O mapa mental é uma ferramenta de gestão de ideias, utilizado para otimizar a memorização a partir da representação visual de conceitos e ideias de forma simplificada.

Ele reduz, simplifica e seleciona o que é mais relevante como uma representação visual de conceitos e ideias.

Assim, facilita a análise, a memorização e a organização de informações.

A ferramenta também contribui para o aprendizado, para a criatividade e traz mais clareza para processos de tomada de decisão. Ele pode ser simples ou mais elaborado, feito à mão ou por aplicativos.

Onde você pode criar mapas mentais online:

  • GoConqr;
  • MindMeister;
  • Draw.io;
  • Coggle;
  • Gliffy.

Brainwriting

O Brainwriting propõe que cada pessoa, antes de iniciar uma discussão, escreva as suas ideias, de forma anônima, em um pedaço de papel.

Somente depois que todos registram os seus insights é que a reunião, de fato, começa.

Desta forma, o processo criativo permite que todos participem e exista uma equidade entre as ideias. Ou seja, todos poderão ser ouvidos, mesmo quem não goste muito de falar.

Nesta proposta, profissionais introvertidos podem ter o mesmo potencial criativo que outros mais extrovertidos ou que dominam o assunto.

Além disso, o projeto final será resultado do desenvolvimento de todos, a partir de uma ideia inicial. Já que o poder de decisão é equiparado, cada participante tem, também, a mesma responsabilidade sobre o resultado.

Onde você pode aplicar o Brainwriting online:

  • Online Brainwriting Tool;
  • Lucidchart;
  • MindTools.

Brainstorming

O Brainstorm, ou tempestade de ideias em português, é um debate realizado em um grupo de, no máximo, doze pessoas e um mediador, para que seja mantido o foco do procedimento e evitar dispersões.

Em uma sessão de Brainstorm, é importante definir o problema que será discutido. Se forem necessárias mais de uma ou duas sessões, não há problema, pode ser até mais produtivo e amadurecido com a rotina. 

Neste sentido, todo mundo pode oferecer ideias durante a discussão, levando sempre em consideração que este é um momento sem julgamentos e muita criatividade.

Incentivar que a equipe colabore e forneça ideias é elementar, porque é justamente dessa forma que desinibe-se cada indivíduo e, em conjunto, vão começando a sugerir possíveis soluções, de acordo com suas vivências e conhecimentos particulares.

Onde fazer um Brainstorming online:

  • GitMind;
  • Bubbl.us;
  • MindManager;
  • Lucidchart;
  • Wisemapping;
  • GroupMap;
  • Mindomo;
  • Stormboard.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite para conferir também quais são os 8 fundamentos principais da inovação e o que você precisa saber para criar produtos e serviços incríveis. Boa leitura!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99139.0285

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13