fbpx

Home office com crianças: dicas para trabalhar em casa com os filhos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Há mais de um mês, várias famílias se viram forçadas a trabalhar em regime de home office com crianças também estudando de casa. Uma situação que parece impossível em lares onde ambos os pais precisam trabalhar e quando falamos de pais solteiros, a situação fica ainda mais difícil.

Acrescente preocupações financeiras, de saúde, o distanciamento social… isso tudo pode parecer completamente paralisante.

Para tornar essa situação o mais sustentável possível, a comunicação entre os parceiros e empregadores, estabelecendo expectativas realistas e aceitando que deixar que as crianças fiquem mais tempo no celular ou na televisão, é inevitável e ajudará a aliviar um pouco a carga.

A primeira coisa sobre a qual os pais devem fazer é: não ser perfeccionista. Seja extremamente realista consigo mesmo nesse momento.

Em outras palavras: fique calmo. Este é um momento em que você precisará executar dois trabalhos em período integral e não, ninguém estava preparado para isso.

Por isso, continue lendo e veja dicas e sugestões do que fazer para manter uma rotina de home office, mesmo tendo crianças em casa.

#1: Não se cobre tanto para trabalhar na sua capacidade normal

Todo mundo será menos produtivo durante esse tempo. Ser proativo com os seus colegas de trabalho ou o seu time e estabelecer expectativas realistas sobre o que você consegue realizar, é o primeiro passo para evitar mal-entendidos.

Além disso, existem outras atitudes que você pode tomar para manter as suas atividades em ordem:

  • descubra qual é o seu melhor horário para trabalhar, quando você estará disponível e em quais momentos você poderá fazer as suas atividades;
  • faça uma vídeo chamada com o seu diretor e explique a sua situação, bem como é possível oferecer opções para os horários das reuniões, que sejam melhores pra você;
  • em lares com dois parceiros, procure estabelecer uma rotina de turnos para cuidar das crianças, especialmente se houver crianças pequenas que exijam mais atenção. Por exemplo, turnos de duas ou quatro horas, cada um, pode garantir que cada parceiro tenha tempo para se concentrar em uma atividade;
  • defina, no máximo, 5 objetivos por dia, sendo uma ou duas coisas do trabalho e uma ou duas coisas para fazer com os filhos, com a família ou parceiro. Procure não tentar fazer muito mais do que você consegue, pois pode causar frustração e estresse;
  • por fim, outra dica importante, é manter a comunicação com os parceiros para evitar brigas, estresse e manter as coisas calmas durante o dia.

#2: O ensino à distância é um desafio para todas as faixas etárias (inclusive a sua)

Você não é professor. A menos que você já estivesse planejando educar o seu filho em casa, não há como se adaptar a todas estas mudanças de maneira rápida.

Algumas escolas estão recomendando que os pais entrem em contato com os professores para entender quais são os itens de maior prioridade para que os filhos estudem durante o dia.

No caso de bebê e crianças pequenas, talvez exija mais atenção, mas todas as faixas etárias têm os seus próprios desafios para os pais que precisam trabalhar.

No entanto, existem algumas dicas que podem driblar os desafios da aprendizagem à distância, enquanto você precisa fazer as suas atividades:

  • você pode fazer um sistema de recompensa para crianças com uma lista de tarefas a serem cumpridas que, quando finalizadas, permite que as crianças possam fazer alguma outra atividade que quiserem, como jogar videogame;
  • é possível procurar recursos on-line que combinem com os interesses dos filhos, como um site de livros online, por exemplo;
  • crie uma programação onde possa incluir as atividades escolares dos filhos, levando em consideração as orientações da escola e dos professores.

#3: Seja honesto: o tempo livre provavelmente envolverá televisão, celular, tablet e outras telas

Sejamos honestos que a maioria das crianças, não importa qual seja a sua idade, provavelmente terá mais tempo na frente de uma tela de celular, tablet, televisão ou outra.

E, além disso, deixar o seu filho vendo um desenho animado da Netflix ou de um jogo no celular, enquanto você realiza 45 minutos de uma tarefa do trabalho não é o fim do mundo.

Especialmente, durante esse período super estressante para todos os pais que precisam trabalhar e cuidar das crianças.

Quando falamos dos adolescentes, a maior trabalha talvez não seja o trabalho na escola, mas sim a vida social. Por isso, lembre-se de incentivá-los a manter contato com os amigos, mesmo que seja por meio do FaceTime.

#4: Aproveite mais os seus filhos

Descubra como tirar o melhor proveito da situação, em vez de insistir nos seus desafios. Talvez isso o torne até mais produtivo.

Que tal fazer uma aula de ioga on-line com o seu filho? Ou encontrar tempo para brincar de correr? Ou dar abraços extras às crianças durante o dia?

Pais que estão tendo que trabalhar com as crianças, estão recebendo a rara oportunidade de fazer uma pausa e experimentar o recreio e um tempinho a mais para brincar com os pequenos. E isso também passará.

Por isso, evite julgar a si mesmo – ou aos outros – sobre o que você pode fazer todos os dias. Pessoas de todos os níveis das empresas estão se adaptando a esse novo normal, incluindo o seu chefe.

E ainda que a quarentena do Sir Isaac Newton, durante a praga, tenha sido bem mais produtiva do que a sua, não desista só porque você ainda não descobriu a sua própria versão da teoria da gravidade.

Colocar os seus filhos para dormir todas as noites e terminar pelo menos uma atividade do trabalho já é uma grande conquista. Se orgulhe disso.

Gostou desse texto? Aproveite para fazer um comentário e compartilhar com a gente a sua experiência com home office e crianças e nos dizer se esse conteúdo fez sentido pra você.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99139.0285

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13