fbpx
ócio criativo

A importância do ócio criativo para facilitar o seu trabalho

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você não tem que viver sua vida correndo como uma abelhinha ocupada ou um piloto de carro de corrida, acelerando o tempo todo.

Com foco e dedicação, você pode recuperar o controle do calendário da sua vida e permitir-se passar mais tempo sendo criativamente preguiçoso.

Qual desses dois cenários melhores descreve você?

A cada dia que passa, você tenta maximizar a produtividade completando milhares de tarefas possíveis, até estar completamente exausta.

Ou então, você completa todas as tarefas consideradas de maior importância e, uma vez feitas, sente-se tranquilo para passar o resto do dia sozinho, em atividades que são importantes para você.

Esse segundo cenário descreve uma tendência crescente de pessoas que estão redefinindo o que significa ser produtivo durante um determinado dia.

No entanto, algumas outras pessoas, caindo nos padrões mais tradicionais de estilo de vida/trabalho, consideram esses indivíduos preguiçosos.

Afinal, quem termina o trabalho às 14h ou se atreve a fazer um lanche tranquilo conversando com os amigos no meio da semana?

O ócio tem uma conotação negativa quando é considerado preguiça, procrastinação ou até mesmo falta de gestão de tempo.

Mas existe um momento em que o ócio pode desempenhar um papel importante em seu planejamento diário?

Sim! O ócio criativo pode e desempenha um papel importante na vida de pessoas bem-sucedidas e, mais importante, felizes e produtivas.

O ócio criativo não significa não fazer absolutamente nada ou perder o valioso tempo da vida. Na verdade, ele é ​​um tempo planejado e focado, dedicado a não se apressar, sentir-se oprimido ou uma sensação de insatisfação persistente.

O ócio criativo nos permite não fazer, mas ser.

Para começar a construir seu próprio caminho em direção ao ócio criativo, aqui estão cinco etapas fáceis a seguir.

O que é ócio criativo?

O ócio criativo é, basicamente, saber conciliar momentos de lazer e trabalho de forma equilibrada, evitando que qualquer área fique sobrecarregada.

Isso significa que você precisa aprender a separar momentos para fazer as coisas importantes, mas também para fazer coisas que lhe dão prazer e ajudam a relaxar.

Esse conceito surgiu nos anos 2000, por meio de estudos realizados pelo sociólogo Domenico de Masi, que defende a ideia de que agregar atividades de lazer e descanso no meio da jornada de trabalho são essenciais para que o cérebro ajude a produzir novas ideias.

Além disso, de acordo com o estudioso, o ócio criativo também ajuda a se manter mais produtivo, motivado e ser um profissional melhor.

5 dicas para aplicar o ócio criativo na sua rotina

Pergunte a si mesmo: isso realmente precisa ser feito?

Não se sinta, constantemente, oprimido pelo que parece ser uma lista de afazeres sem fim.

Adquira o hábito de fazer a si mesmo essa pergunta sobre todas as tarefas. Lembre-se que nem tudo tem que ser feito agora.

Se você responder a essa pergunta com um sonoro “não”, simplesmente exclua esta tarefa da sua lista de tarefas e siga em frente.

O Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20, sugere que 20% de nossos esforços geram 80% de nossos resultados.

Por isso, concentre seu tempo e energia em tarefas que importam e dê a si mesmo permissão para ignorar ou excluir aquelas que não importam. E lembre-se, nem tudo o que precisa ser feito precisa ser concluído agora.

Pergunte a si mesmo: outra pessoa pode concluir a tarefa?

Não seja um herói. Nem todas as tarefas devem e devem ser concluídas por você. 

Ao começar cada dia, revise a sua lista de tarefas (que agora deve ser mais curta, pois você eliminou itens desnecessários) e considere se outra pessoa poderia concluir qualquer uma das tarefas tão bem quanto você, em seu nome.

Delegue essas tarefas a outras pessoas para liberar seu tempo pessoal.

Lide com sua lista de tarefas estrategicamente.

Frequentemente, as tarefas mais importantes que precisamos concluir durante um determinado dia são aquelas que mais tememos – e geralmente são aquelas que evitamos concluir.

Não apenas evitamos essas tarefas, como normalmente gastamos muito tempo e energia nos preocupando ou pensando sobre elas.

Por isso, comece o dia completando as tarefas mais críticas para alcançar o sucesso.

Seguir essa sugestão simples não apenas liberará mais tempo para você aproveitar o ócio, como também o deixará em um estado de espírito melhor durante o resto do dia.

Permita-se ter momentos de pausa diários

Como saber quando seu dia está encerrado? Você termina quando o relógio exibe 18h? Ou você termina quando as tarefas de maior importância foram concluídas? Quando você se permite relaxar, descontrair e ser ocioso?

Defina, claramente, como é um dia de sucesso para você.

Então, uma vez que você alcançou esta definição, permita-se desfrutar de algum tempo de inatividade muito merecido – sem se sentir culpado.

Coloque um tempo livre na sua agenda

Isso não significa que você deva preencher todos os momentos, todos os dias, com algum tipo de atividade. Na verdade, significa exatamente o oposto.

Cada dia deve ser dedicado a ser ocioso – ou para recarregar as energias, se você quiser.

Sem um “tempo de inatividade” programado, de preferência diariamente, se não semanalmente, você provavelmente perderá o fôlego e ficará esgotado.

O que você decidir fazer durante o tempo livre alocado dependerá do que você acredita ou sente que é relaxante para você. Pode ser ler, assistir TV, tomar um banho de espuma, meditar ou simplesmente sentar-se ao ar livre e observar, atentamente, o que está à sua volta.

Estas são apenas algumas das coisas que você pode escolher como sua forma de ócio criativo diário.

Faça isso e você desfrutará da beleza de simplesmente estar – e de estar vivo.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para ler também o que é a criatividade e como aplicar no seu dia a dia. Boa leitura!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99237.2359

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13