fbpx
livros sobre criatividade

10 livros para quem quer resolver problemas de forma mais criativa

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Resolver problemas pode ser um grande desafios para os profissionais, por isso trouxemos uma série de livros para ajudar você nessa missão. Confira!

Você sabia que todos nós já nascemos criativos? Não é à toa que somos tão livres para criar histórias quando criança. A diferença é que alguns tiveram a oportunidade de deixá-la fluir, mesmo adultos, mas outros não.

Para conseguir enfrentar o bloqueio criativo na hora de pensar em como resolver um problema de maneira diferente, nada melhor do que alguns livros sobre criatividade.

Se você precisa exercitar mais a sua criatividade, resolver problemas e pensar de forma diferente, continue lendo e encontre livros e autores que podem te ajudar nesta jornada. Umbora!

#1: Originais

Neste livro, o autor relaciona  uma série de estudos e histórias reais com o mundo dos negócios, a política, os esportes e o universo do entretenimento, que mostram técnicas para qualquer pessoa se tornar capaz de resolver problemas com ideias originais, combater o conformismo e romper com tradições obsoletas.

O livro traz exemplos de funcionários que ousaram desafiar o status quo, como uma funcionária da Apple que desafiou Steve Jobs, mesmo estando três níveis hierárquicos abaixo dele.

Além disso, demonstra como os líderes estabelecem uma cultura que estimule a divergência de opiniões e provoque o crescimento da organização.

#2: Criatividade, Osho

O livro rompe com a ideia de que a pessoa criatividade é o revoltado com a sociedade, mas sim alguém que trabalha com amor em todos seus desafios.

Assim, o amor  ajuda você a pensar melhor nas melhores soluções, com mais criatividade, jovialidade e flexibilidade à própria vida

Um manual que ensina a pensar fora dos padrões estabelecidos – e, ao mesmo tempo, nos anima a aprender a conviver com eles.

#3: Roube como um artista

Em “Roube como um artista” Austin Kleon rompe o padrão de que a pessoa criativa é quem cria algo completamente novo que nunca existiu.

Neste livro, é possível perceber a que criatividade é sobre a transformação de ideias criativas, ao se inspirar e “roubar” de outras pessoas, porém o desafio é não copiar o trabalho de ninguém.

Outro ponto importante é que o livro é focado na praticidade. O autor quer transformar, mudar, fazer o leitor descobrir e ativar sua própria criatividade, e espera conseguir isto com todas as dicas e macetes que cita no livro. Roube como um artista é uma obra curta e intensa, para  despertar aquele lado criativo e mostrar novas formas de resolver problemas. 

#4: Essencialismo

Este livro traz uma técnica para identificar o que é essencial e excluir o que não importa, para que seja possível focar no ponto que é relevante e resolver problemas de forma mais assertiva.

O livro traz uma reflexão de como as atividades que não aproveitam nossos talentos podem nos distanciar do nosso poder de de desenvolvimento e de escolha.

Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo.

Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos.

#5: Startup Enxuta

Este livro traz técnicas em que os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar soluções extremamente bem-sucedidas.

Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para administrar os novos produtos que são criados, desenvolvidos e lançados.

Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram resolver problemas novos sem desperdício, assim, criar grandes soluções de forma criativa e simples.

O livro abrange não só o público de startups de empresas de garagem, mas também criadores presentes nas grandes organizações.

#6: Confiança criativa

Esse livro mostra que a capacidade de inovação são como os músculos, que se bem treinados, qualquer pessoa consegue desenvolver essa habilidade.

Em Confiança criativa, os irmãos Kelley nos lembram que todos temos muitas ideias e insights para oferecer, porque  a criatividade é uma abordagem proativa na busca por soluções.

Assim, nem todos somos artistas, mas podemos ser advogados, médicos, gerentes ou vendedores mais criativos.

#7: Como pensar igual Steve Jobs

Steve Jobs é sem dúvida uma das personalidades admiradas pelo seu poder de inovação e transformação de culturas, um criador de adorados ícones de tecnologia e de design – como o iPhone, o iPod, o Mac e o iPad, Jobs sem dúvida deixou sua marca no mundo. 

Neste livro, é abordado sobre características únicas como o amor pela inovação, pela simplicidade, pela criatividade e pelo design podem influenciar na nossa rotina e nos fazer enxergar os problemas como uma oportunidade de inovar.

Além de que o leitor vai aprender como é essencial quebrar algumas regras, ir atrás das pessoas certas, e transformar a adversidade em vantagem e sonhar grande.

#8: Click: Como resolver problemas insuperáveis

Com uma narrativa prática, David Niven aborda uma técnica infalível para resolver qualquer problema, além de que mostra como os comportamentos negativos nos condicionam a pensar e agir sempre do mesmo modo ineficiente, nos aprisionando em uma situação que não permite enxergar soluções inovadoras.

Após ler Click, você começará a pensar fora da caixa e vai se juntar a Albert Einstein, Clint Eastwood, Warren Buffett e Steven Spielberg no ilustre time de pessoas que encontraram soluções extraordinárias para problemas cotidianos.

#9: A arte da criatividade, Rod Judkins

Neste livro, o autor tem como missão trazer o espírito da criatividade e da liberdade do mundo da arte para a vida cotidiana, ele mostra que a criatividade, além de ser a chave para resolver muitos problemas no mundo do trabalho e dos negócios, é uma forma de se relacionar com a própria vida. 

O diferencial é que o livro não possui uma ordem, trazendo uma lógica super diferente.

Ao longo dos textos, o livro une  técnicas para desenvolver o pensamento criativo e análises sobre o comportamento de mentes brilhantes como Andy Warhol, Steve Jobs e outras personalidades de diversas áreas, além de ensinar como superar obstáculos como insegurança, medo ou falta de motivação. 

#10: O caminho do artista, Julia Cameron

Esse livro é essencial para quem quer um caminho para desenvolver a criatividade. 

O caminho do artista reúne em um programa de 12 semanas, diversos exercícios, reflexões e ferramentas para despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos para resolver problemas de forma criativa. 

A ideia é romper com o padrão de que o processo criativo é algo complicado dedicado apenas para os amantes das artes, mas como requer a execução de exercícios, exige dedicação e disciplina.

Mas não se preocupe, a intenção é estimular você a fazer conexões diferentes em qualquer área da sua vida.

Gostou deste artigo? Aproveite para ler também sobre criatividade e inovação, quais são as diferenças e como estimular as duas ferramentas na sua vida e carreira. Boa leitura!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99139.0285

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13