fbpx
criatividade

A importância da criatividade na sua carreira e como utilizá-la para resolver problemas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você sabe a importância da criatividade na sua carreira e como utilizá-la para resolver problemas? Continue lendo o artigo e confira!

A aceleração mundial das organizações em busca de inovação está a todo vapor, especialmente por conta dos acontecimentos inesperados de 2020.

Tudo está sendo impactado de uma forma absurdamente rápida, como a competitividade digital, as buscas pela recuperação econômica e as mudanças na forma de lidar com as pessoas nas empresas.

E como nós, os profissionais do século XXI, podemos aprender a lidar com as transformações constantes? Isso vem sendo discutido nos últimos anos, principalmente como seriam as principais habilidades do “tal profissional do futuro”.

Pois bem, o profissional do futuro é o profissional do agora.

Chegou o momento de aperfeiçoar e usar as habilidades requeridas para um cenário cheio de incertezas. Falando nisso, saiba quais são as 5 habilidades mais solicitadas pelas empresas:

 

  • Boa comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Criatividade;
  • Liderança.

 

Agora que você já sabe quais são as 5 principais habilidades do profissional do futuro, veja como a criatividade pode influenciar positivamente a sua carreira e como você pode começar a aperfeiçoar essa habilidade hoje mesmo. Continue lendo!

O poder da criatividade

A criatividade pode ser desenvolvida em uma pessoa? Sim! Algumas pessoas podem ser mais criativas que as outras? Sim! A criatividade é um dom e apenas algumas pessoas nascem com esta habilidade? Não!

Mas afinal, o que significa ser criativo? Essa parece ser mais uma pergunta importante, que deve ser respondida antes de tentar entender como podemos ser versáteis e inovadores.

Ou seja, como nos tornamos pessoas capazes de criar e surpreender quem está ao nosso redor.

A verdade é que todos nascemos criativos. Desde criança, gostamos de pensar de forma diferente, questionar as coisas, criar histórias e inventar brincadeiras.

No entanto, enquanto, de um lado, nós somos seres criativos e curiosos, do outro lado, somos colocados dentro de uma caixa e aprendemos desde cedo o que é certo, errado, o que podemos fazer e o que não fazer. Ponto final.

Então, quando viramos adultos e a rotina começa a nos consumir, precisamos conviver com algo muito comum entre os profissionais: o bloqueio criativo!

“Ser criativo não é pensar apenas em coisas loucas ou esquisitas, mas sim pensar em algo que faça sentido e seja útil.”

Os grandes pensadores definem a criatividade como a capacidade para formular teorias científicas, arquitetar ferramentas e utensílios ou, ainda, produzir verdadeiras obras de arte.

Existe também quem acredite que esta habilidade se refere à força para desenvolver trabalhos valiosos, desconstruir a realidade e transformar o que já existe em algo único e indispensável.

Mas ser um profissional criativo também é:

  • encontrar soluções novas para velhos problemas;
  • pensar além do comum;
  • ser inconformado;
  • proporcionar mais excelência na entrega final de um produto;
  • no processo da empresa;
  • na execução de uma simples atividade diária;
  • e até mesmo em sua carreira profissional.

O melhor mesmo é dar preferência para as experiências que exigem muito mais do que as soluções tradicionais.

Precisamos sair da zona de conforto e isso depende da qualidade de situações que escolhemos enfrentar. Seja para a vida profissional ou para as nossas relações mais comuns e diárias.

Como usar a criatividade para resolver problemas

Existem dois fatores que podem ajudar na construção da sua habilidade criativa. Veja como uma está ligada a outra e podem ajudar no resultado esperado:

#1 Proatividade: Erre pelo excesso e não pela falta

Sinta como se tudo ao seu redor fosse inteiramente da sua responsabilidade. 

Questione-se:

 

  • Por que eu faço o meu trabalho desta forma?
  • Como eu poderia melhorar este processo?
  • O que posso tirar da minha rotina?
  • Por que tenho o resultado X se posso ter Y?

 

Pessoas proativas tendem a ser mais dinâmicas, se envolvem em mais projetos, estão sempre alimentando a sua rede de networking e buscam melhorar o seu dia a dia e das pessoas ao seu redor.

#2 Inconformismo: Não concorde com tudo que te falam por aí

Isso mesmo! Não se agrade com pouco, tenha a busca constante do melhor e deixe o bom para trás.

Profissionais inconformados estão sempre em busca de novos desafios, aprendem com os erros e, a partir de experiências, testam muitas coisas e buscam inovar sempre.

Mas, atenção: ser proativo e inconformado também pode gerar ansiedade.

Por isso, crie um planejamento para a sua carreira, tendo o cuidado para moldar a sua proatividade e inconformidade em prol dos seus objetivos.

Quer mais uma dica para ser criativo? Então vamos lá!

#3 Tenha uma agenda organizada da sua semana


Busque ter uma agenda organizada da sua semana, mas evite ter sempre as mesmas coisas, ou seja, evite algumas rotinas, isso deixa seu cérebro mais preguiçoso e você acaba fazendo as coisas no automático e sem pensar. 

Nesta sua semana, separe sempre quarenta minutos diários para fazer coisas totalmente diferentes do que costuma fazer, pode ser um nova prática de esporte, ler um livro de piadas, assistir desenho animado com os seus filhos, meditar, ou até mesmo cozinhar pratos novos.

Ou seja, qualquer coisa que você nunca fez antes e precisa praticar nestes seus preciosos 40 minutos.

Sabe a lógica disso? Chama-se estímulo cerebral, que propicia o tal ócio criativo.

Isso vai lhe ajudar a começar a exercitar seu cérebro para a criação de novas ligações neurais, deixando sua cachola mais forte e preparada para pensar mais e melhor.

Olha que incrível, você terá 280 horas semanais aprendendo coisas novas e estimulando sua criatividade, de uma forma leve e divertida.

Ouse explorar as suas outras habilidades, evite rotinas que lhe façam não pensar e abra a mente para o novo diariamente.

Case de inovação onde a criatividade salvou vidas

Mais de um bilhão de pessoas não têm acesso a água no mundo e o continente africano é onde existe a maior dificuldade de acesso a este recurso natural.

Mulheres e crianças chegam a andar diariamente mais de 10 km por dia à procura de uma água, que nem sempre é potável.

Ao retornarem para suas casas, além de uma caminhada longa e exaustiva, essas pessoas precisam carregar galões pesados na cabeça e nas mãos.

Olhando para esta realidade cruel no sul da África, entidades não governamentais se uniram a uma startup e criaram o Hippo Roller.

Este objeto é um barril feito de um material bem mais leve e resistente, que pode ser preenchido com mais de vinte litros de água, facilitando as viagens longas em busca de água. 

Parece simples, não é? Mas a criatividade é isso: pensar o que ninguém pensou.

E, neste caso, o mais incrível é que mesmo não tendo como ajudar no recurso mais difícil, que é ter a água potável em si, ainda assim ajudou milhares de famílias na África, facilitando até mesmo na agricultura do país.

Veja mais sobre este case clicando aqui e entenda que a criatividade não é ter apenas ideias mirabolantes, mas sim ser inconformado e proativo na sua vida e de outras pessoas.

Então, já se convenceu que ter uma rotina, fazer sempre as mesmas coisas, não sair da zona de conforto, não irá lhe tornar um profissional melhor?

Se, depois de ler este artigo, você já começou a pensar sobre ter um olhar mais diverso e uma visão mais ampla dos caminhos que podem promover mudanças e diferença para si e a sociedade, então confira também as nossas dicas de metodologias e ferramentas para ser mais produtivo no trabalho. Umbora nessa!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99139.0285

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13