Ao contrário do que muitos especialistas dizem, os consumidores não mudaram tanto assim. Eles continuam exatamente iguais ao que eram há 10 anos.
O que mudou é que as pessoas agora possuem mais voz e agora têm mais oportunidades para falar o que realmente pensam sobre a sua marca.
E isso realmente mudou tudo, afinal agora, quando os seus clientes se sentem insatisfeitos, tudo o que eles precisam fazer é publicar na internet e acabar com a reputação da sua marca.
Por isso, se você não se comunica de forma verdadeiramente pensada, humana e com amor, então a sua marca se torna somente mais uma marca, dentre milhares de outras.
Quando a sua empresa faz tudo com conexão, empatia e humanidade, ela passa a se mover para resolver o problema não das pessoas e não para resolver os seus próprios problemas.
Se você ainda não entendeu o que isso tudo tem a ver sobre fidelização de clientes, então continue lendo e saiba qual o passo a passo para ter uma marca que não possui apenas consumidores, mas sim grandes fãs.
Como fidelizar clientes: por que isso é tão importante?
O que você faz depois que uma pessoa vira o seu cliente? Recebe dinheiro, ignora e segue a sua vida como se nada tivesse acontecido ou se esforça para estar ao lado dos clientes todos os dias?
A sua resposta é o que vai diferenciar a sua marca das marcas mais poderosas do mercado.
Quando uma marca é humanizada, solucionar os problemas dos clientes vira parte da essência e não mais uma batata quente para ficar pulando de mão em mão.
Humanizar é aproximar o seu negócio do fator humano, com desejos, sentimentos e expectativas.
Parece óbvio, mas ainda assim precisa ser dito.
Afinal de contas, é por isso que ainda existem bancos excessivamente burocráticos, complexos e tradicionais.
Empresas de telefonia que não cansam de nos ligar, mesmo sabendo que não queremos perder tempo falando no telefone e que não queremos um novo pacote de internet ilimitada.
Faculdades que jogam robôs para nos responder, supondo que essa é a maneira rápida, fácil e simples de resolver os problemas dos alunos, mas esquecendo que o olho no olho ainda sai na frente.
Se essa é a marca que você não quer ser, aqui vai uma notícia surpreendente: é mais fácil do que você imagina e o caminho é a fidelização dos clientes.
3 ações práticas para você fidelizar os clientes e criar fãs da sua marca
#1: Priorize a conexão, empatia e a humanidade
Isso significa priorizar o seu cliente, acima de tudo, e proporcionar a melhor experiência possível.
Por exemplo:
Se um degrau está atrapalhando o caminho do seu cliente, a solução não é colocar uma plaquinha avisando. A solução é tirar o degrau do caminho.
Em outras palavras: Se há diversos clientes reclamando de um processo na sua empresa, um aviso sobre como esse processo funciona não vai resolver o problema.
Tirar esse processo e trocar por algo mais simples é o que vai fazer a diferença, ou seja, é atuar na prevenção de problemas e criar uma relação que vai além do básico tira dúvidas.
#2: Desenvolva um programa de fidelidade na sua empresa
Além de se conectar com os seus clientes, criar programas para fazer com que eles se sintam valorizados e felizes, também é uma maneira de criar fãs da marca.
E como fazer isso? Conhecendo bem os seus clientes. Eles são mais do tipo que preferem um sistema lúdico de troca de pontos por prêmios ou um programa mais sério e formal?
Veja o que você pode fazer em programas de fidelidade:
- oferecer cortesias;
- prazos maiores para clientes que compram com frequência;
- treinamentos;
- acessos à cursos online;
- sorteios, brindes ou outras premiações;
- ofereça descontos em troca de indicações;
- entre outros.
Se você executar da maneira correta, um programa de fidelidade poderá gerar mais receita e ampliar o market share da sua empresa.
#3: Conquiste o seu público antes que ele se torne cliente
Pare por um momento e pense naquelas empresas que você ama, mas que nunca chegou a de fato comprar.
Acredite, tudo o que elas fazem é pensado e, no dia que você comprar, você será um cliente muito mais fiel à marca.
Entendeu a importância de começar esse processo de fidelização antes mesmo da compra ser fechada?
No entanto, para atrair esses clientes antes mesmo deles compararem os seus produtos, é preciso ter um planejamento de marketing correto e uma boa gestão de marca.
Entendendo melhor como se conectar com o seu público, a sua marca se tornará mais próxima, humana e, consequentemente, mais amada.
Gostou deste artigo? Aproveite para conferir também como a satisfação do cliente pode fazer a sua empresa vender mais. Boa leitura!