fbpx
livros de design de serviço

5 livros sobre Service Design para criar serviços inovadores

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Se você está se aventurando no universo do Service Design, os livros sobre este assunto são uma excelente fonte de aprendizado. Pensando nisso, reunimos 5 livros importantes para quem deseja se aprofundar na área. Confira!

Independentemente do seu nível, você já deve ter percebido uma demanda crescente no mercado de Design de Serviços, um dos campos de expansão no design.

Tudo começou com o Design Thinking, que já é uma palavra da moda no ambiente corporativo. Agora, o Design de Serviços se tornou uma ferramenta infalível para inovar, melhorar a experiência do cliente e agregar valor comercial às empresas.

O design de serviço pode ser definido como: “uma disciplina holística, centrada no usuário e que analisa o seu contexto durante toda a experiência do serviço, a fim de minimizar a dor ou agregar maior valor na combinação de pontos de contato durante o serviço”.

Essa disciplina é capaz de ampliar e reduzir a experiência do usuário, sendo capaz de entender o panorama geral, mas também alterar pequenos detalhes em determinados pontos de contato, por exemplo, “do mapeamento das partes interessadas ao deslizar o recurso para a esquerda em um aplicativo”.

Pensando nestas diversas possibilidades dessa disciplina, trouxemos, neste artigo, algumas sugestões de livros (em inglês e português) que podem ser úteis para ampliar o seu conhecimento sobre este assunto. Acompanhe a leitura!

#1: Service Design: From insight to implementation

Se você está começando agora a sua jornada pelo Service Design, este livro deve ser a sua primeira parada, pois é uma ótima introdução ao assunto e explica muitas ferramentas e métodos conhecidos, além de apresentar casos reais.

Os autores conseguiram unir uma mistura de exemplos práticos e inspiradores que motivam o leitor a experimentar instantaneamente alguns dos métodos com um conteúdo rico e baseado em literatura acadêmica bem pesquisada.

Disponível apenas em inglês, este é um livro fácil de ler e se tornou uma das principais referências do mercado, além de uma leitura obrigatória para quem quer se familiarizar com o Service Design em teoria, métodos e prática.

#2: Isto É Design Thinking de Serviços. Fundamentos, Ferramentas, Casos

Disponível também em português e um dos livros mais vendidos e conhecidos da área, Isto É Design Thinking de Serviços apresenta uma perspectiva interdisciplinar ao Service Design – tema que vem despertando interesse dos mais diversos campos.

O livro está estruturado em 3 seções:

  • Fundamentos: apresenta os conceitos do Design Thinking de Serviços e traz uma seleção de perspectivas individuais, mostrando as semelhanças e diferenças entre as áreas envolvidas no processo;
  • Ferramentas: explica o processo interativo do Design de Serviços e apresenta 25 ferramentas de design adaptáveis;
  • Casos: mostra como fundamentos, processos e ferramentas funcionam na prática, por meio de estudos de caso internacionais.

Ao final, o livro ainda apresenta artigos que refletem sobre a situação atual da pesquisa na área e inserem o Design Thinking de Serviços em um contexto filosófico.

#3: The Service Startup

Se você já leu o livro Startup Enxuta, perceberá excelentes referências desta obra no livro The Service Startup.

Nesta edição, Tenny Pinheiro, autor conhecido e com bastante experiência em Service Design, reuniu a filosofia do Startup Enxuta e do Design de Serviços e criou uma ferramenta nova e prática para designers que desejam adicionar agilidade ao seu processo.

Este livro é um guia prático que explora como os empreendedores de startups e líderes de negócios, que não possuem formação em Design, podem integrar o Design de Serviços em seus ciclos de desenvolvimento para criar novos serviços sustentáveis, desejáveis ​​e lucrativos.

O livro está dividido da seguinte maneira:

  • Primeira parte: o autor explica as razões pelas quais as startups precisam se afastar da lógica industrial de “fabricar e vender” que exploramos ao longo do último século. Para substituí-lo, ele propõe uma nova mentalidade orientada a serviços que carrega a idéia de “aprender, usar e lembrar” as jornadas dos usuários. Ele também discute os desafios que nossa sociedade industrial está enfrentando e como a combinação de design com uma mentalidade orientada a serviços pode ser chave para ajudar empresas novas e existentes a fazer essa mudança;
  • Segunda parte: é apresentado o modelo MVS – Minimum Valuable Service -. Esse modelo pode integrar perfeitamente o Design de Serviço na inicialização enxuta ou em qualquer ciclo de desenvolvimento ágil. Ele adiciona os valores humanos necessários para promover inovações de serviço dentro da abordagem científica do modelo startup enxuta. Nesta parte do livro, você também aprenderá ferramentas, métodos e práticas.

#4: Isto é Design de Serviço na Prática: Como Aplicar o Design de Serviço no Mundo Real

A teoria é muito importante, mas a prática também é uma ótima maneira de aprender. Por isso, neste livro, você poderá um encontrar um modelo e um conjunto de ferramentas consistentes, para você aplicar na sua empresa, sempre visando à ótima experiência do cliente.

Além disso, este livro aborda uma introdução mais abrangente do Design de Serviço, descreve as principais atividades, apresenta instruções para o uso das ferramentas e os métodos mais importantes.

Aborda a condução de workshops, a implementação dos conceitos, o Design de Serviço em organizações, além de estudos de caso do mundo inteiro.

#5: Mapping Experiences: A Complete Guide to Creating Value through Journeys, Blueprints, and Diagrams

Se você está à procura de um livro mais prática, esta é a sua melhor opção. Ele apresenta várias técnicas de mapeamento e como aplicá-las no contexto da experiência do cliente, mas também levando em consideração os requisitos de negócios. Boa leitura para aprender técnicas concretas e a conexão delas com decisões estratégicas e de negócios.

Mapping Experiences mostra à sua empresa como usar diagramas de alinhamento para transformar observações valiosas do cliente em insights acionáveis. Com esta ferramenta exclusiva, você pode mapear visualmente sua experiência existente com o cliente e visualizar soluções futuras.

Este livro está dividido em três partes:

  1. Entenda os princípios da diagramação e descubra como esses diagramas podem otimizar a sua estratégia de Design de Serviço;
  2. Aprenda a criar diagramas com os quatro modos interativos no processo de mapeamento.
  3. Como configurar uma iniciativa de mapeamento, investigar as evidências, visualizar o processo e usar diagramas em workshops e experimentos.

Gostou de conhecer nossas dicas de leitura? Então, aproveite para conferir nosso artigo que traz 7 livros de inovação que você precisa ler!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99139.0285

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13