Mais do que apenas ter uma ideia genial, empreender tem muito a ver com persistência e trabalho duro.
É isso que percebemos ao conhecer as histórias de alguns empreendedores de sucesso.
Eles nem sempre começaram com muito conhecimento ou com muito dinheiro, mas além de uma ideia, tinham a força de vontade para não desistir nos primeiros desafios e a dedicação necessária para prosperar.
Pensando nisso, trouxemos 5 lições de 5 grandes empreendedores brasileiros que chegaram lá para você se inspirar.
“Não adianta querer abraçar o mundo.” (Pedro Lima, da 3 corações)
Filho de um pai com tino para o empreendedorismo e dono de três pequenos negócios de café, sabão e uma padaria, Pedro resolveu escolher o café.
Junto aos dois irmãos, ele fundou a empresa Nossa Senhora de Fátima, que em breve se tornaria o café Santa Clara e hoje é a 3 corações.
Pedro costuma dizer que quando você tenta abraçar o mundo, o abraço fica frouxo.
Ele sentiu isso na pele em 1997, quando adquiriu um novo negócio em outro segmento. Logo percebeu que isso não tinha nada a ver com ele e a nova empreitada não durou nem dois anos.
“Networking é fundamental.” (Robinson Shiba, do China In Box e Gendai)
Foi a convite de um amigo que Robinson Shiba largou temporariamente a faculdade para viajar aos Estados Unidos, onde conheceu a comida chinesa entregue em caixinhas.
Quando decidiu trazer essa ideia para o Brasil, também contou com ajuda da sua rede de contatos.
Amigos da faculdade de odontologia compraram os consultórios do pai de Shiba para que eles tivessem dinheiro para investir no novo negócio.
O arquiteto que fez o projeto da loja também foi responsável pelo logotipo da empresa e pelo biscoitinho da sorte que acompanha os pedidos dos clientes.
Também foram amigos que, mais tarde, demonstraram interesse em abrir novas lojas China In Box. Shiba fala e sua história comprova: networking é fundamental.
“Tenha um time diverso.” (Cristina Junqueira, do Nubank)
Cristina Junqueira sempre enfatiza a diversidade presente no Nubank. Segundo ela, mais de 40% dos colaboradores são mulheres e cerca de 30% dos funcionários fazem parte da comunidade LGBT.
Além disso, mais de 25 nacionalidades são representadas no time. As soluções encontradas graças aos olhares de diferentes ângulos e pontos de vistas são atribuídas justamente a essa diversidade.
“O mercado não espera sua ideia boa.” (Romero Rodrigues, do Buscapé)
Em um mundo em que tudo acontece tão rápido, não dá mais para colocar ideias na gaveta enquanto aguarda seu momento ideal para empreender. O Buscapé foi a quinta tentativa de ideia de Romero Rodrigues e seus sócios.
Pouco tempo antes de lançarem o negócio, descobriram que um serviço semelhante havia sido criado nos Estados Unidos. Era apenas uma questão de tempo alguém trazer a ideia para o Brasil e fazê-los perder a liderança no mercado.
Eles conseguiram lançar o Buscapé em tempo hábil e continuam sendo os líderes desse tipo de serviço no país.
“Utilize os cinco sentidos.” (Alexandre Costa, da Cacau Show)
Não só do paladar vive o empresário por trás da Cacau Show. Ele, que herdou da mãe o faro para os negócios, é adepto do “empreendedorismo em todos os sentidos”.
Alexandre fala que é preciso: 1. sentir o cheiro das oportunidades; 2. dar um toque especial em tudo que faz; 3. manter os olhos atentos aos objetivos; 4. estar disposto a ouvir e acolher o próximo e 5. viver sem medo de experimentar o novo.
Esperamos que as lições desses brasileiros inspirem você a dar o primeiro passo e tirar a sua ideia do papel.