fbpx

6 soft skills valorizadas pelas empresas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O profissional do futuro precisa estar apto a lidar com os desafios do novo cenário para ser capaz de atender as demandas do mercado de trabalho. Em um mundo tão tecnológico e automatizado, as habilidades intrinsecamente humanas, que não podem ser feitas por máquinas, passam a ser mais valorizadas e essenciais para quem quer sobreviver e se diferenciar no mundo corporativo. As soft skills, habilidades que tem tudo a ver com comportamento e personalidade, chegaram para deixar para trás os currículos focados apenas em competências técnicas. Conheça 6 soft skills valorizadas pelas empresas e os cursos da Umbora que podem ajudar você a desenvolvê-las.

O que são soft skills?

Diferentes das hard skills (habilidades técnicas), as soft skills são habilidades intangíveis e interpessoais. Elas são desenvolvidas de acordo com as experiências de cada um: aptidões mentais, sociais e emocionais, bagagem cultural, criação e educação são alguns dos fatores que influenciam essas habilidades.

Segundo pesquisa do Capgemini Digital Transformation Institute realizada em 2017, 60% das empresas consultadas passam por uma crise de soft skills entre seus colaboradores. Isso acontece porque treinar competências técnicas é mais fácil do que exercitar habilidades comportamentais. A consequência desse cenário é que as empresas vêm prezando por contratar aqueles que já desenvolveram essas habilidades.

Confira algumas das mais valorizadas:

Foco no cliente

As expectativas dos clientes estão cada vez mais altas, e as empresas carregam a responsabilidade de oferecer a eles experiências que superem essas expectativas. A habilidade de prestar bom atendimento e dedicar-se ao cliente foi a mais citada na pesquisa do Capgemini Digital Transformation Institute.

Dica de cursos da Umbora para desenvolver essa habilidade: Jornada nas Estrelas – Gestão da Experiência do Cliente 

Trabalho em equipe

Colaboração, cocriação e cooperação. Tudo isso tem a ver com trabalho em equipe. Essa é, provavelmente, a soft skill que vigora há mais tempo nos currículos. O relacionamento interpessoal é fundamental para que os objetivos e metas em comum sejam alcançados, afinal os resultados dependem disso. É preciso interagir bem com colaboradores de todos os níveis hierárquicos, até aqueles de outros setores ou equipes.

Dica de cursos da Umbora para desenvolver essa habilidade: Like a Boss e LEGO Resolution

Criatividade

A criatividade é a habilidade-chave para a inovação e a resolução de problemas. Antes, ela era cobrada apenas para setores ou cargos específicos, mas agora ser criativo é um requisito indispensável para todos os que querem se destacar no mundo corporativo.

Dica de cursos da Umbora para desenvolver essa habilidade: Innovation Tools, GEMA e LEGO Resolution

Comunicação

As falhas de comunicação ainda são o principal gap na maioria das empresas. As consequências desses problemas podem acabar custando caro para a organização, por isso as pessoas que se comunicam com clareza são de extremo valor para o ambiente corporativo.

Dica de cursos da Umbora para desenvolver essa habilidade: Oratória – A arte de falar em público e IMPACT – Storytelling para apresentações

Liderança

A habilidade de motivar, engajar e empoderar equipes é uma das mais valorizadas pelas organizações. Isso acontece porque mesmo aqueles que não exercem um papel formal de liderança precisam tomar as rédeas em algum momento, seja para conduzir uma reunião, seja para ficar a frente de um projeto. Administrar o tempo, delegar tarefas e tomar decisões fazem parte do dia a dia de um líder.

Dica de cursos da Umbora para desenvolver essa habilidade: Like a Boss – Novas habilidades de facilitação 

Empatia

A habilidade de colocar-se no lugar do outro vem ganhando cada vez mais espaço. Isso permite entender o outro: pensar como ele pensa e sentir como ele sente. O relacionamento interpessoal com colegas e trabalho e com clientes sai ganhando.

Dica de cursos da Umbora para desenvolver essa habilidade: Jornada nas Estrelas – Gestão da Experiência do Cliente  e Like a Boss – Novas habilidades de facilitação

O autoconhecimento e os feedbacks são seus principais aliados para entender quais são seus pontos fortes e pontos a melhorar em relação às soft skills.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

#curtaocaminho

Posts Recentes

Categorias

Quero receber novidades da Umbora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 98114.3709

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13