fbpx
como superar a procrastinação

Aprenda como se livrar da procrastinação no trabalho home office

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Uma das principais queixas das pessoas que trabalham remotamente, é não saber como superar a procrastinação e acabar sempre desperdiçando um tempo precioso. Mas existem hábitos saudáveis que podem ajudar você. Leia e veja quais são.

Trabalhar de forma remota, de casa ou de qualquer lugar é o sonho de qualquer um. É o sonho de uma vida sem trânsito, sem andar de ônibus ou metrô no horário de pico e sem ter que acordar todos os dias 5h ou 6h da manhã.

No entanto, na prática, as coisas não funcionam exatamente dessa maneira e trabalhar home office também possui grandes desafios e exige muita disciplina e organização.

Mas se você já tentou de tudo para se organizar e aumentar a produtividade do trabalho, mas não está vendo muitos resultados, confira agora quatro dicas rápidas para ajudar você a superar a procrastinação no home office e produzir melhor.

#1: Faça uma lista com todas as coisas que te distraem

Antes de começar a aprender como superar a procrastinação, primeiro é preciso reconhecer que você possui um problema.

Portanto, neste primeiro passo você deve aceitar que procrastinar é um vício que está atrapalhando a sua vida profissional, impedindo o crescimento da sua carreira e fazendo você perder chances importantes.

Com essa aceitação, pegue uma folha e faça uma lista de tudo o que está atrapalhando o seu foco no trabalho. Como esta lista abaixo:

  • o barulho da televisão;
  • a internet;
  • sites aleatórios;
  • redes sociais;
  • o barulho;
  • outras pessoas da sua casa;
  • netflix.

Adapte a sua lista de acordo com a sua situação, mas lembre-se que ela é importante para você conseguir pensar como irá resolver cada um dos problemas.

Se é a internet, site ou redes sociais, utilize aplicativos ou extensões que bloqueiam o acesso durante um período específico.

Se é o barulho ou outras pessoas da sua casa atrapalhando, sugira uma conversa sincera e explique a importância do silêncio, de ter um espaço reservado e que, apesar de estar em casa, você ainda está trabalhando.

E no caso da Netflix, relaxe. A sua série, filme e os seus amigos ainda estarão lá nos seus momentos livres.

#2: Faça hoje o que precisa ser feito hoje

Aquela famosa frase que diz “deixe para amanhã o que você não pode fazer hoje”, é cilada. Não caia nessa. Se você quer superar a procrastinação, então faça hoje o que precisa ser feito hoje.

Lembre-se que, para ser produtivo, é preciso ter senso de responsabilidade e não deixar tudo para última hora, afinal a realidade é que todas as suas tarefas possuem prazos, existem pessoas que vão cobrar pela entrega e você tem que pagar os seus boletos.

Portanto, quando se trata de tarefas e compromissos, é importante separar um momento para ter foco total em determinado projeto e cumprir com antecedência o que você se comprometeu a fazer.

Acreditar que somente com a motivação certa é possível finalizar aquela tarefa importante com prazo curto, é se deixar afundar numa eterna procrastinação sem fim.

Portanto, para ter disposição e produtividade, é preciso construir uma série de hábitos e segui-los fielmente todos os dias.

E para criar esses hábitos é preciso parar de criar desculpas e mentiras para si mesmo. Dê agora o primeiro passo.

#3: Organize, divida e planeje as suas tarefas

Geralmente a procrastinação está ligada a ansiedade por ter muitas tarefas e projetos, acumular muitas coisas a fazer e não conseguir gerenciar bem o seu tempo.

Por isso, é importante organizar o seu tempo e reservar um período para realizar cada tarefa, uma a uma, organizando-as por prioridade, prazo de entrega e necessidade.

Crie o hábito de, todos os dias, listas as suas atividades e ir realizando aos poucos com foco. Fazer isso irá diminuir a sua pilha de tarefas, você começará a respeitar os prazos e cumprir suas metas profissionais.

#4: Crie recompensas para cada tarefa finalizada

Quando estamos trabalhando, é natural começar a refletir sobre o que poderíamos estar fazendo em vez de dar duro e focar naquela atividade importante, como uma praia, um episódio da série na Netflix ou uma espiada nas redes sociais.

Em contrapartida, também sabemos que só poderemos desfrutar dessas coisas, se realizarmos todas as tarefas.

Alguns especialistas afirmam que para mudar hábitos nocivos, como a procrastinação, é legal focar nas recompensas futuras.

Na prática significa que se você terminou uma tarefa antes do prazo, que pode ter sido lavar a louça mais cedo ou finalizar o projeto do trabalho com antecedência, você pode abrir uma cerveja pra comemorar ou se presentear com um chocolate, por exemplo.

Pense nos seus objetivos e como cumprir essas atividades te ajudará a longo prazo.

Por exemplo: mais trabalhos feitos = mais dinheiro = intercâmbio para Londres no próximo ano.

Se você der valor para as suas tarefas de acordo com o impacto que elas terão na sua vida, elas se tornarão mais prazerosas e você finalizará cada vez mais rápido.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler também 10 dicas de produtividade para quem trabalha em regime de home office. Boa leitura!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99139.0285

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13