fbpx

11 características essenciais a todo profissional da inovação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você provavelmente já ouviu falar em criar uma cultura de inovação dentro das organizações, né? Isso está cada vez mais comum e é uma iniciativa muito importante nessa era de transformações em que vivemos.

Em 2018, o Brasil ficou em 9º lugar no ranking do Fórum Econômico Mundial que listava os países que mais investem em inovação.

Empresas, clientes e a própria economia se beneficiam com ações desse tipo. Mas muitos negócios acabam esquecendo de um detalhe crucial na hora de fomentar um mindset inovador:

inovação se faz com pessoas inovadoras.

Mas onde vivem, do que se alimentam e o que fazem essas pessoas? Calma, que a gente ajuda! Resolvemos listar 11 características essenciais a todo profissional da inovação, pra você conseguir reconhecer direitinho um inovador.

Compartilham conhecimentos

Se você ainda acredita que ser o único detentor dos conhecimentos é uma vantagem competitiva, talvez esteja na hora de repensar essa ideia. Mentes inovadoras adoram compartilhar o que sabem porque entendem que a cooperação só gera mais conhecimento. Um estudo solicitado pela Google e pela Fundação Futuro descobriu uma relação positiva de 81% entre a colaboração e a inovação.

São proativos

Pessoas com esse perfil definitivamente não esperam sentadas que uma ideia surja ou que algo aconteça. Inovar exige disposição e que você passe a maior parte do tempo fora da sua zona de conforto.

Questionam tudo

Um senso crítico aguçado faz com que eles sejam mais questionadores que a maioria. Mas não vale questionar só por questionar, hein? Essas pessoas fazem isso porque realmente encontram soluções melhores e formas mais efetivas de realizar processos e atividades ou simplesmente por sentirem a necessidade de entender o porquê das coisas serem como são.

Mantêm-se bem informados

Não tem pra onde correr. Inovadores são sempre os primeiros a saber das novidades do mercado, daquele assunto que chegou aos trending topics do Twitter e das últimas tendências em tecnologia. Eles são sempre antenados nos mais diversos assuntos e, pioneiros, acabam sempre lançando moda e disseminando as últimas notícias.

Encaram o erro como parte do processo

Essa é provavelmente a maior característica desses profissionais, já que quem inova corre mais riscos no dia a dia. Muitas ideias precisam ser testadas, modificadas e testadas novamente até funcionarem. Então, ter medo de cometer erros é o mesmo que não sair do lugar. É a boa velha história do “erre rápido e corrija rápido”. A experimentação faz parte do dia a dia dessas pessoas.

Amam desafios

Desafio que nada! Os inovadores chamam isso de oportunidade. Eles não perdem a chance de aprender algo novo ou mergulhar numa situação nunca vista antes, pois acreditam que saíram mais fortes e aprimorados do outro lado.

Sabem lidar com críticas

Mudar e crescer continuamente faz parte, e é preciso entender que, pra que isso aconteça os feedbacks negativos são tão importantes quanto os positivos. Cada crítica deve ser encarada como uma oportunidade de evoluir, seja como profissional, seja como pessoa.

Têm empatia

Não há maneira melhor de saber gerar valor por meio da inovação do que entender o cliente. É preciso entrar na mente e no coração das pessoas para saber o que se passa por lá e desenvolver soluções inovadoras para seus problemas. Quem trabalha com inovação deve ter uma capacidade de ser empático acima da média.

Não esquecem da execução

Boas ideias são muito valiosas, mas concorda que elas não servem de muita coisa se não forem realizadas? A execução é o que tira a inovação da teoria e leva para a prática. Os inovadores entendem isso como ninguém e se certificam de sempre terminar aquilo que começaram.

Trabalham seu lado analítico

Dados são essenciais para a inovação acontecer. Eles ajudam a tomar decisões, a mensurar resultados e comprovar acertos e erros. Mais do que captar as informações, é preciso saber ler e interpretar, identificar padrões e fazer conexões entre entre os dados.

Conhecem o poder da diversidade

Quanto maior a diversidade de um time, maior a sua capacidade de inovar. Pensa aí: pessoas diferentes, com histórias diferentes, vindas de lugares diferentes, que nasceram em épocas diferentes… isso só pode resultar em muitas ideias diferentes. Cabeças que pensam igual raramente conseguem inovar, e por isso é preciso valorizar as pessoas que enxergam as coisas de outros pontos de vista.

Além de serem peça-chave para o crescimento das organizações, os colaboradores com a inovação no DNA também costumam ser melhor remunerados, têm uma reputação legal no mercado e são sempre muito lembrados para promoções e/ou cargos de liderança.

Ainda bem que todas essas habilidades podem ser adquiridas e treinadas, não é mesmo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

#curtaocaminho

Posts Recentes

Categorias

Quero receber novidades da Umbora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759

+55 (85) 98114.3709

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13