fbpx
prototipagem

Prototipagem: o guia definitivo para validar o seu produto ou serviço

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

A prototipagem é uma ferramenta do Design Thinking e do UX (User Experience – Experiência do usuário) e permite testar uma nova ideia de produto, antes do seu lançamento, para que seja possível entender se ela faz sentido para os usuários e se precisa de ajustes. Continue lendo para entender mais!

Imagine esta situação:

A sua empresa acaba de pensar em um novo produto revolucionário. A equipe passa meses debatendo, planejando e, por fim, construindo o produto com perfeição.

Toda a organização fez de tudo para que o projeto tivesse sucesso e chegaram até a utilizar todos os recursos necessários para isso.

Chegou o dia do lançamento. O site atraiu muita atenção, mas nenhum fornecedor ou cliente se interessou em testar.

Todo mundo achou melhor procurar o produto da concorrência, onde eles pareciam mais confortáveis, e o desinteresse pelo novo produto da sua empresa só aumentou.

Certo, o que deu errado?

Essa é uma história que sempre se repete. Ideias sendo executadas por pessoas com obsessão por revolucionar o mercado, fazer grandes mudanças na sociedade ou apenas reinventar completamente a roda.

Isso tudo para que, apenas no final da jornada, percebam que estão desperdiçando tempo na coisa errada.

É aqui que surge a prototipagem. Um conjunto de ferramentas e abordagens para testar e explorar novas ideias, antes que todos os recursos sejam utilizados, o produto seja lançado no mercado e ninguém se interesse.

Em outras palavras, é como uma maquete mais simples de uma cidade, antes que ela fosse construída, para que os engenheiros possam analisar se tudo o que foi planejado faz realmente sentido.

Gostou da ideia? Continue lendo e veja o que é como colocar em prática o protótipo das suas ideias.

Mas afinal, o que é um protótipo?

De forma geral, o protótipo é um modelo mais simples de uma ideia, usado para testar ou validar o novo produto, para que os designers envolvidos possam refinar o produto ou mudar de caminho.

Os protótipos podem assumir várias formas, como ilustrações de uma solução experimental e até mesmo uma interface digital feita em papel.

Além disso, eles não precisam ser produtos completos: é possível criar um protótipo de uma parte de uma solução (como apenas a alça de uma cadeira, por exemplo) para testar essa parte específica do produto.

Os protótipos podem ser rápidos e brutos – bastante úteis para testes de produtos em estágio inicial – e também podem ser totalmente formados e detalhados – geralmente para testes piloto perto do final do projeto.

A prototipagem é dar vida a ideias que estão somente na nossa cabeça e explorar o seu impacto no mundo real antes do seu lançamento.

Por que precisamos prototipar um produto antes de lançar?

A pesquisa realizada durante os estágios iniciais do seu novo produto, não informa tudo o que você precisa saber para criar a solução ideal.

Não importa se você fez uma minuciosa pesquisa, reuniu um grande número de informações ou se tem a certeza de que o seu novo produto vai mudar o mundo, fazer um teste antes do lançamento é essencial para o sucesso.

Prototipando e testando esses protótipos, você pode revelar suposições com relação às suas ideias e descobrir novo insights sobre seus usuários que podem ser usados ​​para melhorar o produto ou criar novos.

Prototipar para simpatizar, definir, idealizar e testar

É possível usar a prototipagem como parte de vários estágios do Design Thinking. Você pode usá-la como um método de ideação, por exemplo, pois permite que você explore soluções alternativas.

Isso é possível porque os protótipos são representações físicas de suas soluções e, portanto, a prototipagem permite que você pense fazendo.

A adoção de uma mentalidade de “pensar fazendo” é extremamente útil para permitir que você extraia mais valor da pesquisa, definição, identificação e teste.

Veja outros motivos para adotar a prototipagem na criação dos seus novos produtos.

Aprendizado e compreensão

Use protótipos para entender melhor a dinâmica de um problema, produto ou sistema, envolvendo-se fisicamente com eles e separando o que os faz funcionar ou falhar.

Engajamento, teste e experiência

Use a prototipagem para se envolver com os usuários finais ou partes interessadas, de maneira a revelar informações mais profundas e experiências mais valiosas, para informar as decisões de projeto no futuro.

Inspirando e motivando 

Use protótipos para vender novas idéias, motivar a adesão de partes interessadas internas ou externas ou inspirar os mercados a novas e radicais maneiras de pensar e agir.

Hora de colocar a mão na massa

Muitas vezes, as empresas investem em novas e empolgantes ideias, fazem longos brainstormings e correm para lançar o novo produto, até perceber que, depois de lançá-lo, os clientes não se importavam tanto assim com essa solução. 

Em outras palavras, as suposições em que baseamos nossas soluções podem estar erradas. E quando elas estão erradas, pode causar graves desperdícios de tempo e recurso.

A prototipagem ajuda a evitar isso.

A criação de protótipos, de forma rápida e frequente, é a melhor maneira de testar suas suposições, aprender sobre os usuários e aprimorar suas ideias.

Os protótipos podem ser qualquer coisa, desde esboços em um guardanapo a dramatizações, apenas qualquer coisa que permita tornar suas ideias tangíveis e testáveis.

Que tal colocar a mão na massa e começa a pensar no protótipo da sua nova ideia? Continue aprendendo sobre ferramentas de inovação, clique aqui para conhecer a Matriz CSD e como ela pode ajudar a inovar na sua empresa. Boa leitura!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99139.0285

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13