fbpx
imagem representando tendências para o pós-pandemia

Tendências para um mundo pós-pandemia que já estão sendo testadas agora

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Como será o mundo pós-pandemia? Usaremos máscara para sempre? Seremos pessoas mais distantes? Essas e outras dúvidas nos fizeram pensar que talvez o futuro, realmente, não tenha carros voadores como pensávamos. Continue lendo e veja as principais tendências para o pós-coronavírus.

A perspectiva de uma pandemia tem sido um risco bem conhecido há alguns anos, mas ninguém poderia prever o momento exato de uma crise, como a do Coronavírus.

Em momentos como este, é interessante observar tendências que já estavam ‘lá fora’. Quais novos comportamentos as pessoas e as marcas já adotam? Quais tendências pareciam anos longe do mainstream (e eram fáceis de ignorar), mas agora parecem preparadas para se tornarem totalmente normais em questão de meses, se não semanas?

Pensando nisso, separamos 4 tendências que estão sendo testadas, pensadas ou já estão acontecendo e podem oferecer poderosos sinais do que as pessoas valorizarão ou quais serão as prioridades em um mundo pós-coronavírus.

Será que estamos preparados para esses novos comportamentos? Confira a lista.

4 tendências pós-pandemia que já estão acontecendo (ou sendo testadas)

#1: Home office para sempre

Recentemente, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que todas as operações da empresa continuarão na modalidade de home office, e não somente durante essa quarentena, mas para sempre.

A posição da marca já era esperada e representa uma mudança na cultura das empresas e uma possível tendência para o futuro pós-pandemia, afinal muitas companhias já têm notado que os seus colaboradores parecem render mais quando não enfrentam rotinas estressantes no trânsito ou conseguem ficar mais perto da família, por exemplo.

Outras empresas também optaram por permanecer em trabalho remoto, como a Microsoft, Google e Amazon.

Esse pode ser apenas o início para uma possível mudança nas modalidades de trabalho por todo o mundo. Será que essa moda também vai pegar no Brasil?

#2: Restaurantes com medidas inusitadas para manter o distanciamento

Um fato que precisamos concordar: a nossa vida mudou de cabeça pra baixo com a pandemia.

Sair na rua? Somente de máscara e com o álcool gel no bolso. Comer fora? Nem pensar, no máximo um delivery. Se reunir com os amigos? Apenas por videochamada.

No entanto, mesmo que a pandemia acabe, parece que a nossa vida ainda não será como antes e teremos que nos adaptar a um “novo normal”.

Em alguns países, as medidas de distanciamento social relaxaram e permitiram a abertura dos estabelecimentos, mas somente com medidas que permitam uma distância segura entre os clientes.

tendência pós-pandemia: restaurante na alemanha, onde as mesas ficam dentro de estufas para manter o distanciamento social

O resultado disso foram medidas criativas e inusitadas, como esse restaurante em Amsterdã, na Holanda, que implementou o uso de estufas individuais para manter a distância segura entre os clientes e evitar a propagação do novo coronavírus.

Essa, e outras medidas, podem ser utilizadas como uma maneira de possibilitar a reabertura de alguns comércios, quando for possível, e evitar uma nova propagação do vírus.

#3: Novas formas mais seguras de viajar de avião 

A SimplyFlying, empresa de consultoria em aviação, mapeou 70 situações do dia a dia dos viajantes e fez uma previsão do que pode mudar a partir de agora. Nós separamos algumas previsões bem interessantes, olha só:

  • Check-in online: Além de apresentar o passaporte, os passageiros terão que mostrar um cartão de imunidade comprovando que possuem anticorpos contra o Covid-19;
  • No aeroporto: Apenas os viajantes terão acesso e a chegada terá de ser com pelo menos 4 horas de antecedência. Antes de entrar na área comum, terão que apresentar o cartão de imunidade, passar por um túnel desinfetante e medição de temperatura. Só quem estiver ok poderá seguir;
  • Escolha de assento: Não será mais possível escolher os seus assentos. Isso ficará a cargo dos agentes para conseguir realizar o distanciamento;
  • Despacho de bagagem: Todas as bagagens, mesmo as de mão, passarão por um processo de desinfecção antes de embarcar;
  • No voo: A tripulação passará checando se todos estão de máscara e luvas. Não haverá mais telas touch e nem revistas à bordo.

#4: Escolas com extremas medidas de segurança e distanciamento

Semanas atrás algumas escolas da China começaram a reabrir, mas adotaram medidas de segurança com máscara, desinfecção dos alunos na entrada e controles de temperatura.

Tudo isso para evitar que haja uma nova propagação do vírus no país. No entanto, algumas novas regras desse retorno chamam atenção:

  • o retorno às aulas é feito em pequenos grupos, com uma distância entre os alunos e proibição de abraços;
  • os alunos precisam passar por uma tenda de desinfecção, com funcionários vestidos com roupas de proteção completas;
  • algumas salas criaram salas especiais para alunos que estejam com temperaturas anormais.

Manter uma rotina de desinfecção pode se tornar uma tendência em diversos estabelecimentos, não apenas nas escolas, para que não hajam novas pandemias.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre o futuro pós-pandemia e entenda como o design fiction pode contribuir para a construção de cenários pós-coronavírus no evento online Umbora Inspirar Pocket. Clique aqui para se inscrever gratuitamente.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99139.0285

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13