fbpx

10 principais tendências tecnológicas para 2019

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Cada vez mais as tecnologias têm avançado e surpreendido até os mais céticos, pois as evoluções não param e as experiências ganham ainda mais significado. Pensando nisso, a Ericsson liberou um relatório com os resultados do estudo que apresenta os pensamentos e previsões do consumidor, ditando as tendências para o próximo ano. O estudo foi realizado com os consumidores mais influentes do mercado, todos com faixa etária de 15 a 69 anos, moradores urbanos e early adopters – aqueles que são os primeiros a adotar novas tecnologias. Confira as 10 principais tendências tecnológicas para 2019, de acordo com o relatório.

1. Tecnologia awareable

Dispositivos que entendem e reagem às nossas emoções? 60% dos entrevistados acreditam que eles irão predominar nos próximos anos. 42% dos participantes que são usuários de assistentes virtuais pensam que logo seus smartphones os entenderão melhor que seus próprios amigos. Quando se trata de guardar segredos, enquanto apenas cerca de 20% confiam nos humanos, o dobro confia na Inteligência Artificial.

2. Discussões inteligentes

Imagine os assistentes virtuais Siri, Alexa e Google Assistant funcionando em um mesmo local. Agora, imagine-os não só obedecendo aos seus comandos, mas entrando em discussões reais, como membros de uma família que discordam, para debater a melhor resposta. Mais de 65% dos usuários desses sistemas que participaram do estudo acreditam que esse cenário é possível, e 47% acredita que esses sistemas dariam respostas diferentes para a mesma pergunta. Um dado curioso é o de que 41% dos entrevistados considera que será muito importante que casais utilizem assistentes compatíveis.

3. Aplicativos espiões

Você provavelmente já passou por isso: depois de conversar com um amigo sobre pizza, o anúncio de uma pizzaria aparece assim que você pega o celular, e você logo deduz que está sendo espionado. Você não está só, pois 47% dos consumidores acham que os aplicativos coletam dados sobre eles mesmo quando não estão em uso. Para 59% dos entrevistados, é preciso adotar princípios globais de proteção dos dados pessoais e da integridade do indivíduo.

4. Aceitação forçada

Acessar sites e ter que concordar com os cookies para poder permanecer neles é uma prática cada vez mais comum. Isso irrita 51% dos entrevistados, e 46% deles disseram que isso os deixa mais suspeitos do que confiantes. 47% dos consumidores acreditam que esse modelo de negócios baseado em publicidade que depende de cookies deve mudar. Já 42% pensa ser preciso que a internet volte a ser uma força positiva para a sociedade.

5. Internet das habilidades

Imagine óculos que trazem telas com instruções para consertar uma cadeira quebrada. 60% dos usuários de Realidade Virtual e Realidade Aumentada esperam por isso. Aplicativos, luvas e outros acessórios que ajudem a orientar os consumidores em tarefas cotidianas, como cozinhar, foram bem aceitos por mais de 50% dos entrevistados.

6. Consumo sem toque

Nem todo mundo gosta de ir ao supermercado ou ter que checar seu estoque pessoal para saber se está na hora de repôr algum suprimento. Por isso, 49% dos usuários de assistentes virtuais desejam assinaturas automatizadas de serviços e produtos, e suprimentos de auto-reabastecimento. Já 47% espera que seus assistentes fiquem responsáveis por suas finanças e até façam sua declaração do imposto de renda.

7. Obesidade mental

Já pensou em frequentar uma academia da mente e cuidar do seu cérebro como você cuida do resto do seu corpo? 31% dos consumidores acreditam que, em breve, iremos praticar exercícios mentais, já que as decisões cotidianas ficarão mais automatizadas graças aos avanços tecnológicos e nossas mentes tendem a ficar preguiçosas.

8. Eco me

Algumas pessoas já entendem que o autoconhecimento pode ajudar a causar menos impacto no meio ambiente e já usam a tecnologia como aliada nessa causa. 39% dos entrevistados desejam um relógio ecológico que meça quanto carbono eles estão enviando para a atmosfera terrestre.

9. Gêmeo digital

Já pensou em estar em dois lugares ao mesmo tempo? Com os avatares, isso poderá acontecer. 48% dos usuários de Realidade Aumentada ou Virtual querem um avatar que os simule perfeitamente e 47% predizem que será difícil saber se celebridades ou políticos estarão presentes ou se será apenas um avatar muito realista em seu lugar.

10. 5G automatizando a sociedade

20% dos usuários de smartphones acreditam que o 5G deve melhorar a conexão de dispositivos de Internet das Coisas, automatizando e mobilizando aspectos da vida cotidiana, como eletrodomésticos e serviços públicos.

 

Esses são apenas alguns dos insights trazidos pelo estudo da Ericsson. Todas as possibilidades e tendências mencionadas podem ser conferidas no relatório completo.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

#curtaocaminho

Posts Recentes

Quero receber novidades da Umbora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759

+55 (85) 98114.3709

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13