Há algum tempo, o Lego deixou de ser apenas uma brincadeira de criança e invadiu empresas do mundo inteiro. Executivos, empresários, gestores e líderes em geral têm recorrido à metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® (LSP) para estimular a criatividade e inovação nos seus colaboradores.
Por meio das peças de montar, a metodologia experimental pode trazer resultados surpreendentes para as companhias que investem nela. Mas, afinal, o que é LEGO® SERIOUS PLAY®? Descubra como ela pode ajudar no desenvolvimento do seu time e do seu negócio.
LEGO® SERIOUS PLAY®: como surgiu e o que é
O método foi criado em 1996, por meio de uma parceria entre os professores Johan Roos e Bart Victor, com Kjeld Kirk Kristiansen, na época presidente e CEO da Lego. Ao buscar soluções alternativas de planejamento estratégico, eles acabaram criando o método LEGO® SERIOUS PLAY®.
As teorias do construtivismo de Seymour Papert e Jean Piaget, que defendem que a construção da aprendizagem por meio de ferramentas e interação, foram fundamentais e serviram como base no desenvolvimento da metodologia.
As sessões de LSP são utilizadas, principalmente para incentivar a criatividade e a inovação nas empresas, resolvendo problemas e entendendo melhor seu funcionamento. Isso contribui para a melhora da comunicação e permite que os participantes consigam trabalhar a estratégia, os cenários, os processos e a visão do futuro.
Tudo é feito de forma colaborativa e inclusiva, pois nos grupos todos têm voz, participação ativa e o compromisso de botar a mão na massa.
A proposta é usar as peças de Lego para criar representações visuais do universo corporativo, utilizando metáforas e outras figuras de linguagem para cumprir os desafios propostos pelo facilitador. Ao pensar com as mãos, o participante passa por atividades que estimulam os dois lados do cérebro: o direito, responsável pela lógica, e o esquerdo, lado da emoção e da intuição.
As 3 fases básicas da LSP
Durante o processo da LSP, os participantes passam por 3 etapas básicas que se repetem ao longo do trajeto.
Fase 1: o desafio. Aqui, o facilitador lança um desafio aos participantes. Cada desafio é pensado para incentivar a reflexão e o diálogo.
Fase 2: construindo. Aqui é a hora de colocar a mão na massa e usar a imaginação + as peças de Lego disponíveis para solucionar o desafio proposto.
Fase 3: compartilhando. Por fim, é chegado o momento de compartilhar com o grupo, por meio do storytelling, os significados que o participante agregou ao que construiu.
Os benefícios da LSP
– Trabalha o relacionamento dos membros de equipes
– Ajuda a elaborar soluções para problemas compartilhados
– Proporciona o desenvolvimento de estratégias com as quais todos podem contribuir
– Cria um mindset compartilhado
– Gera um melhor entendimento dos pontos de vista dos parceiros
– Promove discussões mais efetivas e produtivas, nas quais todos são ouvidos
– Desencadeia o pensamento criativo
Resultados possíveis
– Desenvolvimento e exploração de estratégias, examinando e avaliando as relações entre parceiros e clientes
– Desenvolvimento organizacional do gerenciamento, das equipes e dos colaboradores de forma individual
– Inovação e desenvolvimento de produtos, desencadeando o pensamento criativo e transformando ideias em conceitos concretos
– Gerenciamento de mudança, facilitando a implementação de mudanças estruturais e fusões
Com tantos benefícios e resultados comprovados por organizações como NASA, Microsoft, Sony e Disney, prepare-se para ouvir falar cada vez mais na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®.
Afinal, como já dizia Platão, “é possível descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa”.