fbpx

LEGO® SERIOUS PLAY®: a metodologia que vai mudar o seu negócio

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Há algum tempo, o Lego deixou de ser apenas uma brincadeira de criança e invadiu empresas do mundo inteiro. Executivos, empresários, gestores e líderes em geral têm recorrido à metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® (LSP) para estimular a criatividade e inovação nos seus colaboradores.

Por meio das peças de montar, a metodologia experimental pode trazer resultados surpreendentes para as companhias que investem nela. Mas, afinal, o que é LEGO® SERIOUS PLAY®? Descubra como ela pode ajudar no desenvolvimento do seu time e do seu negócio.

LEGO® SERIOUS PLAY®

LEGO® SERIOUS PLAY®: como surgiu e o que é

O método foi criado em 1996, por meio de uma parceria entre os professores Johan Roos e Bart Victor, com Kjeld Kirk Kristiansen, na época presidente e CEO da Lego. Ao buscar soluções alternativas de planejamento estratégico, eles acabaram criando o método LEGO® SERIOUS PLAY®.

As teorias do construtivismo de Seymour Papert e Jean Piaget, que defendem que a construção da aprendizagem por meio de ferramentas e interação, foram fundamentais e serviram como base no desenvolvimento da metodologia.

As sessões de LSP são utilizadas, principalmente para incentivar a criatividade e a inovação nas empresas, resolvendo problemas e entendendo melhor seu funcionamento. Isso contribui para a melhora da comunicação e permite que os participantes consigam trabalhar a estratégia, os cenários, os processos e a visão do futuro.

Tudo é feito de forma colaborativa e inclusiva, pois nos grupos todos têm voz, participação ativa e o compromisso de botar a mão na massa.

A proposta é usar as peças de Lego para criar representações visuais do universo corporativo, utilizando metáforas e outras figuras de linguagem para cumprir os desafios propostos pelo facilitador. Ao pensar com as mãos, o participante passa por atividades que estimulam os dois lados do cérebro: o direito, responsável pela lógica, e o esquerdo, lado da emoção e da intuição.

As 3 fases básicas da LSP

Durante o processo da LSP, os participantes passam por 3 etapas básicas que se repetem ao longo do trajeto.
Fase 1: o desafio. Aqui, o facilitador lança um desafio aos participantes. Cada desafio é pensado para incentivar a reflexão e o diálogo.
Fase 2: construindo. Aqui é a hora de colocar a mão na massa e usar a imaginação + as peças de Lego disponíveis para solucionar o desafio proposto.
Fase 3: compartilhando. Por fim, é chegado o momento de compartilhar com o grupo, por meio do storytelling, os significados que o participante agregou ao que construiu.

Os benefícios da LSP

– Trabalha o relacionamento dos membros de equipes
– Ajuda a elaborar soluções para problemas compartilhados
– Proporciona o desenvolvimento de estratégias com as quais todos podem contribuir
– Cria um mindset compartilhado
– Gera um melhor entendimento dos pontos de vista dos parceiros
– Promove discussões mais efetivas e produtivas, nas quais todos são ouvidos
– Desencadeia o pensamento criativo

Resultados possíveis

– Desenvolvimento e exploração de estratégias, examinando e avaliando as relações entre parceiros e clientes
– Desenvolvimento organizacional do gerenciamento, das equipes e dos colaboradores de forma individual
– Inovação e desenvolvimento de produtos, desencadeando o pensamento criativo e transformando ideias em conceitos concretos
– Gerenciamento de mudança, facilitando a implementação de mudanças estruturais e fusões

Com tantos benefícios e resultados comprovados por organizações como NASA, Microsoft, Sony e Disney, prepare-se para ouvir falar cada vez mais na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®.

Afinal, como já dizia Platão, “é possível descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa”.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

#curtaocaminho

Posts Recentes

Categorias

Quero receber novidades da Umbora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 98114.3709

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13