fbpx
comunicação da empresa durante a crise do coronavírus

Como posicionar a comunicação da sua empresa durante a crise do Coronavírus?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

A crise da pandemia pegou todos nós de surpresa e mudou nossa realidade cotidiana. O coronavírus desafiou os atuais modelos operacionais, cuidadosamente preparados para todos os participantes do mercado, incluindo, é claro, os profissionais de marketing e as marcas.

Muitos de nós nos perguntamos se, nessa nova situação, as marcas são importantes para os consumidores? Como elas devem se comunicar e, finalmente, como podem se preparar para o tempo após a pandemia que, como todos esperamos, finalmente chegará? Continue lendo para entender.

As marcas realmente importam durante a pandemia (ou depois)?

Nesse momento, a maioria das marcas abandona a concorrência mútua e o desejo incontrolado por bater metas e une forças na luta comum contra a ameaça à nossa saúde, realizando muitas iniciativas úteis.

Isso não é um bloqueio para as empresas, mas o momento em que as suas narrativas e valores declarados podem se transformar em uma experiência e suporte real para os clientes.

O momento atual pode se tornar uma oportunidade para que as marcas mudem o seu posicionamento, estratégia de comunicação ou mesmo um modelo de negócios.

Apesar disso, ainda fica a dúvida: será que ainda precisaremos de marcas?

As marcas são e serão uma excelente ferramenta para atingir os objetivos da empresa. No entanto, para serem eficientes, as marcas não devem oferecer apenas um bom produto, mas também permitir um diálogo envolvente com os clientes e, como consequência construir um relacionamento com eles.

À medida que o contexto em que vivemos muda, podemos assumir que as marcas precisarão de uma ‘nova abertura’ futuramente para acompanhar os consumidores na construção do que podemos chamar de ‘nova normalidade’.

Para as empresas, esses meses deve ser de intenso trabalho sobre a sua marca, verificando:

  • o sentido e credibilidade de sua missão, que também deve definir o objetivo não comercial de sua existência;
  • o nível de empatia da marca;
  • a capacidade de ouvir a voz dos consumidores e entender suas expectativas;
  • a prontidão e a capacidade de introduzir mudanças.

Como posicionar a comunicação da empresa em tempos de Coronavírus?

A pandemia do Covid-19 trouxe muitas mudanças, mas a principal, com certeza, é o chamado isolamento social, que impõe um bloqueio e significa mais pessoas em casa. Isso resulta em mais atividade e engajamento online, principalmente nas redes sociais.

Então, como posicionar a comunicação da sua empresa durante esse período? Confira as dicas.

#1: Comunique de forma positivo

Ser uma marca positiva já é uma boa característica, mas nesta atual crise a positividade vence novamente e se sobressai. Se você é capaz de priorizar o fornecimento de informações positivas durante um período de incerteza e medo, você se destaca.

No entanto, isso não significa fingir que tudo ao redor não está desmoronando, apesar entender que todo mundo já está relatando as notícias, então porque não fornecer alguma honestidade e positividade onde você puder.

É um ato de equilíbrio para qualquer marca.

#2: Seja honesto e forneça informações confiáveis

Em tempos de fake news, não é tão difícil saber que os consumidores querem transparências, honestidade e informações confiáveis das marcas.

Em circunstâncias normais, a honestidade já é a melhor política, mas durante um período de crise, o público pede que as marcas sejam ainda mais verdadeiras.

Portanto, a dica é simples: torne a sua marca real e honesta. É claro que, às vezes, a honestidade não chama tanta atenção, mas é o necessário para manter o valor da sua marca a longo prazo.

Não é raro encontrar marcas que não agiram com honestidade onde o público não vê, mas escondem isso dos olhos dos consumidores. Vale a pena?

#3: A qualidade é mais importante do que quantidade

Você não precisa publicar montanhas de conteúdos sobre o Coronavírus somente porque outras marcas estão falando ou porque é um assunto em alta.

Na verdade, você pode se concentrar em outras notícias. Ou então, concentre-se em divulgar um ótimo conteúdo do Covid-19, focado em profundidade, de forma didática e ilustrada e oferecendo uma excelente qualidade aos leitores e ouvintes.

Enquanto você pensar apenas em quantidade de conteúdo, mais distante você ficará do seu público.

#4: Ofereça ajuda (genuinamente)

Na maior parte dos casos, os negócios podem reduzir durante esse período de pandemia, mas isso não significa que você consiga pensar em outras maneiras de agregar grande valor aos seus clientes.

Quando os tempos são difíceis, precisamos trabalhar juntos, não apenas porque você deseja trabalho futuro, mas porque eles também são humanos. Se for difícil para você, você pode apostar que também não é fácil para eles.

Então, que tal oferecer ajuda de forma sincera e genuína? Você pode conversar com os clientes, oferecer dicas com materiais gratuitos ou vídeos, oferecer descontos ou apenas se certificar de que estão bem.

Este é um momento para fazer estratégias e aconselhar:

  • Com o que você pode ajudar?
  • O que você pode planejar agora, para ajudar no futuro?
  • O que você pode implementar para ajudar os seus clientes a se recuperar?
  • Você já perguntou o que eles precisam?
  • O que você pode fazer para agregar valor?

A ideia é que você disponha um pouco do seu tempo para oferecer apoio e suporte para os seus clientes mais necessitados.

Esta e todas as outras opções são maneiras de tornar a sua comunicação mais efetiva e a sua marca mais humanizada. Aproveite para ver também como tornar a sua marca mais humanizada e se conectar com os clientes. Boa leitura!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99139.0285

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13