fbpx
cocriação

Case Umbora: como utilizamos a cocriação para criar novos serviços durante a crise do Coronavírus?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

A cocriação é uma estratégia onde a empresa inclui os clientes no processo de ideação e desenvolvimento do seu novo produto ou serviço, levando em consideração as necessidades dos consumidores e possibilitando uma maior aproximação dos clientes com a marca.

Os hábitos dos consumidores mudam constantemente e entender os seus desejos é algo cada vez mais importante para as estratégias da organização, como um todo.

Pensando nisso, algumas das melhores empresas do mundo apostam em técnicas de inovação, como o Design Thinking, o Design Fiction ou a Cocriação.

Quer saber mais sobre a estratégia de cocriação? Continue lendo este artigo e saiba o que é, as vantagens dessa estratégia e como a Umbora utilizou essa estratégia para criar o seu novo curso online, mesmo durante a pandemia.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Mas antes, o que é a Cocriação?

A cocriação é uma maneira de aproximar os clientes da sua marca com o objetivo de criar soluções que sejam mais eficientes para o consumidor final.

Afinal, melhor do que conhecer a fundo os clientes que você deseja impactar, é contar com a ajuda dele para a criação do produto.

A maneira mais comum de desenvolver um processo de cocriação na sua empresa é por meio de parcerias entre os clientes, parceiros ou fornecedores.

E como a Cocriação funciona? 

Quando falamos em colaboradores criando novos produtos lado a lado com a marca, fica bem mais simples e fácil de visualizar. Afinal, marca e colaborador são parceiros e têm interesse em criar uma relação direta, produtiva e eficiente. 

Mas não existe apenas essa possibilidade.

Também é possível criar um novo produto com a ajuda dos clientes da sua marca, trabalhando lado a lado com eles.

Nesse caso, a ideia é contar com as ideias, sugestões e críticas dos consumidores e, por meio desses feedbacks, pesquisas e testes, construir um novo produto ou serviço ainda mais preciso, efetivo e que realmente possa transformar as pessoas.

Certo, e quais são os benefícios da cocriação?

Pensar na satisfação dos clientes da sua marca é praticamente uma obrigação para qualquer empresa alcançar o sucesso.

E, para isso, todas as organizações precisam inovar nas suas estratégias e buscar maneiras diferentes de fazer as mesmas coisas. A cocriação é uma excelente opção para fazer isso.

Além da satisfação dos clientes, confira outros benefícios da cocriação:

  • garantir maior aproximação do cliente com a marca;
  • criar um produto final mais eficiente e próximo ao que os clientes desejam;
  • lançar um produto ou serviço mais exclusivo, com diferencial competitivo e maiores chances de sucesso no mercado.

Na prática: Como a Umbora utilizou a metodologia de cocriação para criar o seu novo produto?

Se você já conhece a Umbora, então sabe que somos uma empresa disruptiva, que possui cursos com temas inovadores e criativos que acontecem presencialmente na cidade de Fortaleza.

No entanto, com o surgimento da pandemia, nós tivemos que nos adaptar rapidamente e entender como poderíamos continuar transformando os nossos alunos, mesmo que à distância.

Pensando nisso, o time da Umbora se reuniu e decidiu lançar o Umbora Cocriar: um programa onde nós selecionamos, nas mais de 80 inscrições, pessoas que já estiveram conosco em aulas presenciais e outras que já acompanhavam nosso crescimento nesses últimos três anos.

A ideia é construir uma jornada de 60 dias com os participantes, com discussões, games, premiações, muita metodologia ágil e bate-papo, dando voz aos nossos alunos para entender o que eles realmente querem e como podemos ajudá-los.

Como aconteceu?

  • Planejamento

No planejamento do Umbora Cocriar, nós criamos um time multidisciplinar para pensar, exclusivamente, na jornada e como seriam os passos.

Planejamos selecionar uma quantidade ideal de participantes, com base no perfil da nossa persona e estudos de quais seriam as melhores metodologias e fases para início, meio e lançamento do produto cocriado

Para isso, nós levamos dois meses, onde focamos 100% em estratégias e insights e nos dedicamos ao processo de criação de todos os detalhes da jornada.

  • Pré-lançamento e lançamento

No pré-lançamento, o nosso time de marketing criou uma estratégia para chamar a atenção das pessoas nos nossos canais digitais e ficarem atentas à data de lançamento que seria na semana seguinte.

 Essa estratégia nos rendeu:

  • 11.976 de alcance;
  • 600 curtidas;
  • 80 comentários;
  • e 32 salvamentos, de forma 100% orgânica.
  • Seleção dos cocriadores

Mas como, infelizmente, nós não poderíamos selecionar todas as mais de 80 pessoas que se inscreveram, nós criamos uma metodologia de inscrição onde escolheríamos somente as pessoas com o perfil profissional mais próximo das personas da Umbora.

Se você não sabe o que é persona, não deixe de ler este artigo: Personas X Público alvo: veja qual a diferença e como aplicar na sua empresa.

A ideia era selecionar pessoas que tivessem as características mais próximas do nosso cliente ideal, para que os resultados fossem ainda mais assertivos.

Ao selecionar os participantes, nós criamos materiais personalizados, um kit de boas vindas para cada cocriador e uma manual dos cocriadores com boas práticas, datas das reuniões e um passo a passo da jornada.

  • Day Open

Para receber os cocriadores, apresentar a jornada e o time da Umbora, nós criamos um Day Open, que funciona como uma abertura das atividades.

Esse primeiro encontro tem o objetivo de ser um momento inspiracional para esquentar os motores da jornada, criar interações para que os cocriadores se conheçam, o time da Umbora seja apresentado e entendem mais a fundo a jornada da criação e as próximas etapas.

  • Ideação do projeto – parte I

A primeira parte de ideação do projeto tem o objetivo de reunir os cocriadores e utilizar a ferramenta Matriz CSD a fim de descobrir quais são as certezas, suposições e dúvidas sobre o novo produto a ser criado.

Se você não sabe o que é Matriz CSD, veja este conteúdo: Matriz CSD:

entenda o que é e como utilizar essa ferramenta para inovar na sua empresa.

A partir das respostas encontradas durante a atividade em grupo, utilizando essa metodologia, iniciamos a ideação do curso online.

  • Ideação do projeto – parte II

Quase no fim da jornada, os cocriadores já terão passado por discussões e aplicação de ferramentas para o desenvolvimento do novo curso da Umbora. 

Nesta etapa, insights gerados foram aprofundados, considerando os elementos do mercado e referências pessoais dos participantes.

  • Prototipagem do novo produto

Finalmente, após várias discussões e encontros online, é o momento de criar um protótipo do curso online junto com os participantes da jornada.

Se você não sabe o que é Prototipagem, não deixe de ler este artigo: Prototipagem: o guia definitivo para validar o seu produto ou serviço.

O protótipo será a prova real de tudo o que já foi produzido até este momento. Nesta etapa, os participantes terão contato com a ferramenta de prototipagem e irão criar o modelo final do curso, fruto dos exercícios e discussões das etapas anteriores.

  • Encerramento da Jornada da Cocriação

No último dia da jornada, acontece um encontro virtual para conversar e comentar sobre os momentos vividos, parabenizar os participantes e, é claro, apresentar o produto final que foi idealizado e construído em conjunto com todos os participantes do Umbora Cocriar.

Este artigo foi útil pra você? Caso você esteja passando por esta fase de inovação em sua empresa e ainda não saiba como tocar esta jornada, entre em contato conosco. Nós sabemos como tudo funciona e será uma enorme alegria percorrer esta jornada com muita criatividade.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759
+55 (85) 99139.0285

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13