8 dicas valiosas do livro TED Talks para lidar com o medo de falar em público

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O medo de falar em público é um desafio para muitos. Em estudos que pedem para pessoas listarem seus maiores medos, ele está sempre presente e supera outras fobias como o medo de altura e até da morte. A boa notícia é que as habilidades de oratória podem, sim, ser desenvolvidas! Você não precisa ser um palestrante para ser bom na oratória: essa competência pode ser usada no seu dia a dia no trabalho, para apresentar projetos ou defender ideias. Para vencer o medo de falar em público, confira 8 dicas valiosas do livro TED Talks.

Use o medo como motivação

Em vez de deixar o medo paralisar você, use-o a seu favor. O medo torna as pessoas mais precavidas, então é mais provável que alguém que não goste de falar em público se dedique mais ao preparar e ensaiar uma apresentação. Quanto mais preparado você estiver, maior sua segurança e maiores as chances de você se sair bem.

Deixe seu corpo ajudar

Antes que o nervosismo tome conta, há algumas atitudes simples que podem auxiliar no controle da tensão. Inspirar e expirar profundamente, como se estivesse meditando,  ajuda a acalmar a respiração e a desacelerar os batimentos cardíacos. Ficar alguns minutos na pose da Mulher Maravilha vai elevar a sua autoconfiança, e os exercícios físicos ajudam a controlar a adrenalina.

Beba água

É comum que um pico de adrenalina cause o ressecamento da boca, o que pode acabar atrapalhando a fala. Por isso, alguns minutos antes da apresentação, tente beber um terço de uma garrafa de água para manter-se hidratado. Tome cuidado para não exagerar nos líquidos ou tomá-los com muita antecedência. Você não quer ir ao banheiro na hora da apresentação, né?

Evite o estômago vazio

É provável que você não queira comer nada antes da sua apresentação, mas lembre-se de que um estômago vazio pode aumentar a sua ansiedade. Opte por uma alimentação leve e não exagere na quantidade.

Lembre-se do poder da vulnerabilidade

A vulnerabilidade do orador acaba gerando identificação no público. Não tenha medo de assumir que está nervoso ou que não tem o costume de falar em público. Isso vai quebrar o gelo e fazer a sua plateia torcer mais ainda por você.

Procure “amigos” na plateia

A receptividade do público é muito importante para que o orador sinta-se seguro. Assim, logo no início da apresentação, convém buscar alguns rostos amigáveis em pontos diferentes da plateia. Faça contato visual com eles durante a apresentação. Eles se sentirão conectados com você, e você poderá achar conforto e incentivo neles.

Tenha um plano B

Planeje uma rota alternativa para o caso de algum imprevisto. Está com medo de esquecer o que vai falar? Tenha uma cola com anotações às quais possa recorrer em caso de branco total. Aconteceu alguma falha técnica? Tenha alguma história com a qual possa improvisar enquanto a equipe resolve o problema.

Concentre-se no que está dizendo

Qual é a principal mensagem que você quer passar na sua apresentação? Concentre-se nela e faça o possível para que ela seja transmitida com clareza. Não importa se você não conseguiu lembrar as palavras bonitas que tinha planejado falar, se ficou faltando um slide no seu PPT ou se uma falha técnica demandou uma mudança de planos. Você está ali para passar uma mensagem específica. Fez isso? Então, não importam os imprevistos, a missão foi cumprida!

Não esqueça que as habilidades da oratória são desenvolvidas com muita prática. Tenha paciência, estude as técnicas existentes e não se cobre tanto, mas pratique muito!

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

#curtaocaminho

Posts Recentes

Categorias

Quero receber novidades da Umbora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Umbora - Experiências Educacionais

Av. Washington Soares, 909 salas 83 A | B, Edson Queiroz, Fortaleza – CE

+55 (85) 3241.5759

+55 (85) 98114.3709

#umboranessa

© 2018 Umbora. Todos os direitos reservados. CNPJ: 27.212.739/0001-13